segunda-feira, abril 30, 2007

Googladas incautas do mês

A partir de agora, as "googladas incautas" serão agrupadas por mês e não mais por semana. Estas, na verdade, são as googladas das duas últimas semanas. Internautas que não sabem usar o Google digitam qualquer coisa em sua pesquisa, em linguagem corrente, sem aspas, e a combinação de palavras acaba chegando no meu blog. Eu vou anotando as mais divertidas e divulgo aqui, para deleite dos visitantes. E também, por que não, para que a turma fique mais esperta e aprenda a usar o Google. Ele não é um programa de inteligência artificial que "entenda" o que você escreve. Só o que ele faz é procurar as palavras que você digitou.

Nesse mês o "campeão" foi "LINK NOCIVO DESATIVADO". Desde que o Orkut começou a substituir links suspeitos por essa mensagem, muita gente ficou perdida. O que é isso? Pesquisando no Google, chegam ao meu blog. De cada 100 pesquisas feitas nesse mês, mais de 20 eram com argumento de busca "LINK NOCIVO DESATIVADO". Eu até já criei uma mensagem só para explicar, mas não faz mal, explico de novo. Onde está escrito "LINK NOCIVO DESATIVADO", entenda-se "AQUI HAVIA UM LINK QUE O ORKUT IDENTIFICOU COMO SUSPEITO DE CONTER VÍRUS E POR ISSO O REMOVEU AUTOMATICAMENTE, PARA EVITAR QUE VOCÊ CLICASSE NELE E SE INFECTASSE." Mas como uma mensagem dessas ficaria muito grande, resumiram para "LINK NOCIVO DESATIVADO". Ainda bem que existe o meu blog para "traduzir" essa expressão tão difícil de ser compreendida.

Agora vamos às demais "googladas incautas". Da série "pergunte ao Google":

como escrever letra de musica

Ué, pensei que fosse um dom. Não sabia que dava pra qualquer um aprender assim tão facilmente. E pedindo aulas ao Google, ainda por cima. Mas esta é ainda melhor:

como usar corretamente o quarto de banho

Sua mãe não lhe ensinou? Ou sua babá? Então vai ser difícil aprender pelo Google.

Outra:

qual a verdadeira cor da lua

Segundo Ziraldo, confirmado por Neil Armstrong, a lua é flicts.

Mais uma:

no orkut fala que o certificado se expirou o que é isso

Às vezes eu também fico em dúvida quanto a isso. Refere-se ao certificado de segurança de páginas protegidas. Mas sempre entro e nunca aconteceu nenhum problema.

Este imagina que o Google seja como o "Grande Irmão" (o legítimo "Big Brother" do livro "1984" de George Orwell), que tudo sabe:

o que os consumidores acham da falencia da mesbla

Nunca foi tão fácil fazer pesquisa de opinião. Não precisa nem entrevistar ninguém. É só perguntar ao Sr. Google! Mas tem gente que espera que o Google não apenas saiba tudo, como também faça milagre. Exemplo 1:

procuro um lugar que faça emprestimo pessoal sem burocracia s consulta

Exemplo 2:

entrar no orkut de qualquer jeito

Ah, então é assim que os hackers fazem? Apenas explicam o que querem fazer para o Sr. Google e ele dá um jeito? Aqui tem outro usando a lei do menor esforço:

quero saber tudo sobre jk

O mais irônico é que, se ele tivesse escrito apenas "jk" ou "Juscelino Kubitscheck", teria mais chances de achar "tudo", como deseja. Acrescentar as palavras "quero" "saber" "tudo" e "sobre" não faz o efeito desejado. Pode até atrapalhar.

Esta parece estar procurando terapia on-line:

homens que somem e reaparecem

Se não for o Homem Invisível ou o Gemini Man, talvez seja "Esse Cara", da música de Caetano, aquele que "chega ao anoitecer" e "quando vem a madrugada, ele some". Também podem ser aqueles de "Jornada nas Estrelas". Oh, céus, e agora, ajude essa pobre moça a entender esses misteriosos homens, Sr. Google!

Este pensa que o Google é como vendedor de loja de disco:

nao sei o titulo do cd de emilio mas sei identicar a capa

Viu, Sr. Google? Bem explicadinho! Agora mostre todas as capas pra ele, que ele vai saber apontar e dizer: "É esta!" Só não sei se ele se refere ao Emílio Santiago ou a um cantor americano que se intitula apenas "Emilio". Eu, com certeza, não lancei nenhum CD.

Este está com um problema seriíssimo:

meu computador recebe email repetido

Que coincidência, o meu também! Basta que o provedor do remetente duplique a mensagem, ou o próprio envie duas vezes, e meu computador recebe as duas mensagens, sem qualquer discernimento. Que coisa, hein? Não se fazem mais computadores como antigamente! Aqui tem outro querendo suporte técnico:

macete contra rack para orkut

Rack? O que o rack tem a ver com o Orkut? Ah, sim, hacker! Quem sabe você aprende a grafia correta dos termos primeiro? É um bom macete para começar.

Este está pedindo orientação ao Sr. Google:

minha cedula de identidade esta vencida e estou no japao terei problemas para entrar no brasil

Você quer entrar via Internet? Se for pelo aeroporto, mesmo, é melhor perguntar no Consulado.

Vejam a sutileza deste pedido:

afinal quero ver as fotos do acidente dos mamonas assassinas

Impressionante o efeito desse "afinal" na pesquisa! Esse aí está persuadindo o Google a mostrar de uma vez o que ele quer ver. "Afinal, vai mostrar ou não vai? Não se faça de bobo, seu Google, mostra logo aí, vai!"

Este quer só bater papo. Puxar assunto com o Sr. Google:

meninos de rua na sinaleira causam medo

O que essa pessoa esperava que o Google respondesse: "Sim, causam. Mas você vem sempre aqui?"

Vejam a erudição deste:

recurso da musica enquanto privilégio de animação

Espero que o Sr. Google tenha entendido, porque eu, sinceramente, "boiei".

Este quer consulta médica com o Dr. Google:

RESFRIADO CHEGA A SAIR LAGRIMAS

Puxa, mas você está mal, hein? Mas vamos encerrar com chave de ouro. Nos primórdios do blog, escrevi um texto intitulado "As meias", sobre a dificuldade de se acharem as meias certas na gaveta. Quando consigo encontrar duas da mesma cor... os comprimentos são diferentes. Essas palavras, entre outras, atraíram para o meu blog a seguinte consulta:

mensagens de comprimentos para amigos do orkut

Tudo bem, mas de que comprimento você quer a mensagem? É pra medir em palavras, linhas ou metros?

Um ótimo mês de maio a todos!