segunda-feira, abril 16, 2007

Link nocivo desativado

Está havendo uma incidência muito grande de pesquisas no Google de uma expressão que acaba chegando no meu blog. Nas últimas "googladas incautas" ela constou, mas eu nem me preocupei em pensar no motivo. Só que agora me dei conta e acho que não dá pra esperar. Seria uma "googlada incauta" para a próxima semana, mas estou criando um comentário só para ela.

Vejam o que um incauto pesquisou:

onde fica LINK NOCIVO DESATIVADO no orkut

Aos outros que procuraram a mesma expressão, posso dar o benefício da dúvida e imaginar que apenas desejavam saber mais sobre como o Orkut implementou essa medida de segurança. O que ocorre é que, quando alguém posta uma mensagem com link suspeito, que pode conter vírus, o Orkut de alguma forma o reconhece e substitui pela expressão "link nocivo desativado". É uma forma de proteger o usuário de sua própria ingenuidade. Pensei que fosse auto-explicativo, mas pelo visto tem muita gente confusa com isso. E esse quer descobrir "onde fica" o tal link. Ou seja, ele está pedindo pra ser infectado!

É por causa desse mecanismo de segurança que as mensagens mal-intencionadas passaram a trazer um endereço em formato comum de texto, pedindo que o usuário o cole no campo respectivo do navegador: não estando em formato de link, não será interceptado pelo Orkut.

Entenderam agora? Quando enxergarem LINK NOCIVO DESATIVADO em uma mensagem, isso significa que ali estava um link que o Orkut identificou como suspeito e substituiu pela expressão acima. Em inglês a mensagem é SUSPICIOUS LINK SUPPRESSED.