quarta-feira, junho 20, 2007

Eclético

Nesta semana eu e um amigo que, como eu, é fã dos Bee Gees, fizemos uma troca. Eu tinha uma gravação em DVD que interessava a ele, então ele me enviou a lista do acervo dele, eu escolhi um item e gravamos um o que interessava ao outro. Acabei escolhendo um show dos Bee Gees, mesmo, mas a relação incluía também A-ha, Abba, Andrea Bocelli, Art Garfunkel, Barry Manilow, Carly Simon, Carpenters, Chicago, Chris de Burgh, Christopher Cross, Daryl Hall and John Oates, Donna Summer, Duran Duran, Elton John, Erasure, Madonna, Rod Stewart, Sarah Brightman, Simply Red, Tears for Fears, Whitney Houston e outros. Quando nos encontramos pessoalmente para efetivar a transação, ele perguntou se nada mais na lista dele havia me interessado, pois o gosto dele era "bem eclético".

Eclético?

Examinem rapidamente os nomes acima. Vocês acham que os artistas citados configuram ecletismo? Data venia, não concordo. Ainda que alguns possam argumentar que Barry Manilow não é a mesma praia de Rod Stewart que por sua vez difere de Donna Summer, vejo os diferentes estilos acima como pertencendo a uma mesma categoria: pop comercial. Dá perfeitamente para imaginar uma rádio tocando esse tipo de música. A Antena 1, por exemplo. A Continental FM. É um perfil bem definido de ouvinte. Conheço várias pessoas que se enquadram.

Imagino que o que leva meu amigo a se julgar eclético é a presença cada vez mais marcante na Internet de "fãs de um ídolo só", como citei em outro post abaixo. Se comparado aos "fãs torcedores" que só ouvem Bee Gees, por exemplo, o gosto dele é bem diversificado. Ele é um cara que não se aliena, não fica ouvindo sempre o mesmo artista. Dentro do vasto universo da música, ele escolhe o que mais lhe agrada. Mas sem bitolação. É o tipo do sujeito que jamais dirá que gosta de determinada música "apesar de ser da Carole King", como já vi um fã escrever num grupo de discussão dedicado a outro ídolo. A pessoa em questão estava praticamente se desculpando por ouvir outros artistas.

Vejam bem: não acho que haja nada errado em gostar de um só estilo de música. Isso, aliás, é o mais comum. Gosto é gosto. Não concordo é com a postura radical de alguns fãs que literalmente vestem a camisa de seus ídolos e fecham seus olhos (e ouvidos) para os demais. Mas ter predileção por um gênero musical é absolutamente normal. Só que a minha definição de eclético é um pouco diferente. Querem um exemplo? Em minha coleção de CDs vocês encontram Frank Sinatra, Sex Pistols, Agnaldo Rayol, Iggy Pop, Moacyr Franco, Monkees, Bee Gees, Pink Floyd, Platters, Conjunto Farroupilha, David Bowie, Abba, Walter Franco, B.J. Thomas, Yes, Barry Manilow, Mutantes, Alice Cooper, Billy Vaughn, Michael Jackson, Demis Roussos, Uakti, Johnny Mathis, Engenheiros do Hawaii, The Who, 5th Dimension, Nei Lisboa, Culture Club, Renato e Seus Blue Caps, Spinners, Soundgarden, Nélson Coelho de Castro, Fevers, Genesis, Roberto Carlos, Hanson, Bebeto Alves, Stevie Wonder, Journey, Asia, Boca Livre, Blue Magic, Jerry Adriani, Madonna, Ronnie Von, Kraftwerk, Beatles, Elizeth Cardoso, Charly Garcia, Almôndegas, Nat King Cole, Rita Pavone, Queen, Hermes Aquino, Glen Miller, Devo, Led Zeppelin, Elis Regina, Four Freshmen, Adriana Calcanhoto, Kiss, Diana Pequeno, The Mamas and The Papas, Iracundos, Rush, Kleiton e Kledir, Rammstein, Nara Leão, Beach Boys, Wilson Simonal, Carpenters, Rumo, Television, Chico Buarque, Elton John... Entenderam agora o que eu considero ser eclético?

Tenho outro amigo que é "não-eclético" no extremo oposto do que citei acima. Ele só ouve som "cabeça", desses que a crítica mais elitista aprovaria. Igualmente, alguns poderiam discordar ao ver que ele tem em seus CDs títulos tão diversos quanto Roberto Carlos dos anos 60, Bob Dylan e Jimi Hendrix. Não importa: também é um perfil bem definido de ouvinte, do tipo Ipanema FM. Para mim, o verdadeiro eclético é o que mistura não apenas estilos mas também modismos, conceitos e rótulos.

1 Comments:

Blogger Cris Carriconde said...

Tô no teu time ou na tua discoteca.
Tenho provas. É só dar uma espiada no que escuto no meu canal na LastFM.
Gosto de ver que nosso amor pela música é tão abragente.
Agora mesmo fiz essa visita porque estou escutando o disco do Genesis daquele show que vimos aí em Porto Alegre. Eu com menos sorte, fui no do piriri. Vim aqui no blog para ler outra vez o teu artigo sobre ele.
Aproveito para deixar um beijo e mais uma vez agradecer aquele teu email. Tenho navegado menos por conta das crises de tendinite mas uma hora vou retornar e ouvir todos programas do Kleiton que perdi.
Espero que as fãs torcedoras tenham aliviado um pouco os teus dias :)
Beijo

4:50 AM  

Postar um comentário

<< Home