sábado, julho 21, 2007

Neste ano não vai ter?

Se neste ano em Porto Alegre não fizer "veranico de julho", aquele de que só eu e os meteorologistas lembramos, será a primeira vez desde 1983. Eu lembro bem porque, naquele ano, anunciei e não teve. Um de meus colegas pegou no meu pé por isso. Em compensação, nos anos seguintes, não falhou uma única vez. O normal é fazer uns três a cinco dias de calor no mínimo, mas houve anos em que foi quente por várias semanas. A Zero Hora chegou a fazer uma matéria intitulada "Acredite: o inverno sempre foi assim", mostrando um gráfico com as temperaturas de anos anteriores na mesma época.

Agora entendo por que as pessoas nunca lembram desse fenômeno. É que precisa acontecer por 25 anos seguidos para ficar gravado na memória coletiva. Um único ano que quebre essa seqüência é suficiente para que todos esqueçam. Este ano, pelo visto, não vai ter mesmo. Não lembro de um inverno tão frio quanto este. Aí, no ano que vem, se houver veranico de julho - e certamente haverá - ouvirei novamente o "a troco de que este veranico fora de época" e ficará mais difícil de convencer os outros de que já aconteceu outras vezes. Responderão: "Claro que não! Não lembra o ano passado o frio que fez, só chovia, no interior teve temperatura abaixo de zero..." Essa falha, essa única interrupção, vai apagar o veranico de julho da lembrança dos porto-alegrenses. Voltará a ser algo "atípico" ou "que nunca aconteceu antes" só porque não teve neste ano.

Bem que podia esquentar amanhã ou depois. Nem que fosse para não furar minha teoria.