terça-feira, setembro 04, 2007

Mais um "colega"

Já faz algum tempo que comentei aqui sobre dois blogueiros de Portugal que também se divertiam publicando "googladas incautas", embora não com o mesmo nome. Eram as "googladas insanas" ou "googladas que vieram cá dar". Inclusive, eles começaram antes de mim. Mas não copiei a idéia deles. Esse é o tipo do assunto óbvio que qualquer blogueiro com um mínimo conhecimento de Google vai acabar abordando. Pois acabo de descobrir "As alegrias que o Google me dá" no blog do Rafael Galvão. Não sei se ele começou antes ou depois de mim, mas não importa. O que eu acho é que mais cedo ou mais tarde um desses cadernos de informática de nossos principais jornais deveria publicar uma matéria sobre esse assunto. Para mim, foi uma surpresa descobrir que a maioria não sabe usar o Google. Aí passei a entender por que às vezes alguém aparecia num grupo de discussão pedindo uma informação que eu pesquisava e achava rapidinho. Eu pensava que fosse preguiça, mas não, era desconhecimento, mesmo. Talvez o Alta Vista tenha parte de culpa nisso, pois em sua fase áurea ele sugeria: "Faça uma pergunta." Era uma forma de induzir os menos experientes a digitar as palavras-chave. Só que com isso eles passaram a achar que podiam pedir o que quisessem, que a ferramenta de busca traria de bandeja. Bem, não deixem de visitar as "googladas" do blog do Rafael Galvão. Se vocês acham que eu pego pesado às vezes, não viram nada ainda. Eu costumo deixar de fora algumas pesquisas mais ousadas, mas ele publica de tudo.