quinta-feira, setembro 20, 2007

O ibope do blog

Este gráfico copiado do Site Meter mostra a evolução do "ibope do blog" nos doze meses anteriores (na verdade o gráfico inclui também o mês atual, mas eu resolvi cortar porque ele ainda não terminou). Observa-se um aumento significativo na vistiação a partir de março, atingindo o pico em agosto. Mas neste mês o número total deve ficar bem mais baixo. A média diária tem-se mantido abaixo de 250. Mal comparando, em agosto, teve um dia em que o total de visitantes chegou a 380. Não sei explicar o que aconteceu.

Na época em que eu instalei o Site Meter, a média diária de visitas ficava em torno de 75. Depois subiu de leve para 90. Em março, lembro de uma semana em que houve um aumento repentino para 160 que me deixou bem entusiasmado. Na verdade a ascensão continuaria até estacionar acima de 250, às vezes chegando a quase 300. A princípio, fiquei orgulhoso, pensei "finalmente fui descoberto, meus textos estão agradando, eu sou o cara", coisa e tal, até que um dia resolvi explorar melhor o Site Meter. Quando descobri que a maioria chega aqui por engano, porque não sabe usar o Google e escreve qualquer coisa, foi uma decepção. Mas pelo menos consegui achar o motivo do súbito ibope: a novela "Paraíso Tropical". Já fazia tempo que eu havia postado uma pequena foto da Alessandra Negrini nua, uma imagem até bem discreta, copiada de outro site. Pois aquela foto era a responsável pela procura repentina que este blog passou a ter. Depois disso houve outros chamarizes, como a turma que queria saber o que significa "link nocivo desativado" e também as "googladas incautas". Não que elas em si dêem ibope: elas apenas atraem mais "googladas incautas". E assim o ibope do blog se mantém.

Não sei como vai ser quando a novela terminar. Talvez seja a reta final ou a morte da Taís (uma Alessandra Negrini a menos) que tenha causado essa diminuição de leve na visitação neste mês de setembro. Vou ter que achar outra foto interessante de alguma atriz de sucesso para manter a freqüência.

Hoje, 20 de setembro, é feriado no Rio Grande do Sul. Aproveitei, entre outras coisas, para dormir.