terça-feira, novembro 20, 2007

Livros

Todos os anos, na medida do possível, eu "me dou" presentes de fim-de-ano. É que eu faço aniversário em dezembro, então não penso apenas em termos de Natal. Pois os meus "autopresentes" já chegaram todos. Importei alguns livros da Amazon e também um via Abebooks, um portal semelhante à nossa Estante Virtual.

Finalmente encontrei o livro "The Heat Goes On - The Authorized Asia Biography", de David Gallant. Mesmo com as facilidades da Internet, já faz alguns anos que eu venho tentando achar essa obra. Somente mil cópias foram impressas e pelo visto cada uma foi assinada e numerada pelo autor, pois a minha veio com a seguinte observação manuscrita na página de apresentação: "David Gallant 237/1000". O Asia foi um dos grupos que marcaram meus 21 anos em 1982, um ano que deixou boas lembranças. Naquele tempo eu ouvia a Atlântida FM e a música "The Heat of The Moment" tocava direto. Depois entrou na programação também "Only Time Will Tell". A crítica torcia o nariz para o Asia pelo fato de ser um supergrupo formado por lendas do rock progressivo (ex-integrantes de King Crimson, Emerson Lake & Palmer, Yes e Buggles) para fazer um som bem comercial. Eu nunca dei bola pra isso e estava numa fase bem receptiva a esse tipo de música. Só que, depois do segundo LP, eu perdi o interesse pelo grupo. Agora quero retomar a história do ponto em que a abandonei e tentar saber o que aconteceu com o Asia a partir de 1983. E investigar melhor a passagem relâmpago de Greg Lake pela banda (eternizada no vídeo "Asia in Asia").

Estou curioso também para ler a biografia de Elton John escrita por David Buckley, que é o autor do melhor livro já publicado sobre David Bowie ("Strange Fascination"). Se ele fez um trabalho no mesmo nível sobre Elton, vai valer a pena conferir. Comprei também uma biografia de Michael Jackson, de J. Randy Taramborrelli. Parece ser excelente. O livro "The Unreleased Beatles" documenta as gravações inéditas dos Beatles em áudio, filme e vídeo. No Brasil, saíram biografias de Clara Nunes, Tim Maia, Paulo Coelho nos tempos de compositor (e parceiro de Raul Seixas, Zé Rodrix e tantos outros), Maysa, João Havelange, além de outras mais antigas como de Rita Lee e Émerson Fittipaldi. Enfim, é livro que não acaba mais. Vou sair de férias em dezembro e quero colocar boa parte da leitura em dia. Toda vai ser difícil.

Ah, sim, tem o livro do Lucio Haeser sobre a Continental, também. Esse é "interrupção de prioridade" nas demais leituras. Mas só chega no dia 29.