quarta-feira, dezembro 12, 2007

Fotos "oficiais" do lançamento do livro

Eu já tinha publicado as "minhas" fotos, mas agora Lucio Haeser divulgou as fotos "oficiais" do lançamento do livro dele, "Continental - a Rádio Rebelde de Roberto Marinho", ocorrido no dia 29 de novembro na Livraria Cultura de Porto Alegre. Foram tiradas pela esposa dele, que também é jornalista e o acompanhou como "fotógrafa oficial" do evento. No final deste post fornecerei o link. Antes, quero fazer um comentário.

De 1974 a 1976, talvez até 1977, a Continental tinha um programa chamado "Pediu, Rodou, Ganhou". O ouvinte pedia a música por carta e, se ela fosse selecionada, ouvia-a no programa e ainda recebia um "cassete personalizado" com a gravação. No lado A estava a música pedida e no lado B uma mensagem que parabenizava o ouvinte por estar ganhando "uma amostra do som Continental". No início os ouvintes tinham que buscar as fitas, mas a partir de 1976 elas passaram a ser enviadas pelo correio, o que levou o gozador Cascalho a anunciar que o programa agora estava com a nova onda do "cassete voador". No lançamento do livro, uma convidada levou uma dessas fitas, para exibir sua relíquia. Dei uma olhada rápida na hora. Ontem, ao ver as fotos divulgadas pelo Lucio, tive uma surpresa ao verificar a música que tinha sido pedida:

Quem diria que "Mr. Natural", faixa-título do LP que os Bee Gees lançaram em 1974 e é considerado um disco de entressafra, fosse a música que a ouvinte pediu. Na verdade, os Bee Gees sempre foram fortes em Porto Alegre. Vejam, por exemplo, esta "parada de sucessos" publicada pela Zero Hora de sábado, 10 de março de 1973:

Essa foi uma das curiosidades "fora do script" que apareceram em minhas pesquisas no Museu Hipólito da Costa. Mas retomando o assunto original (essa desviada foi uma atenção a meus amigos fãs dos Bee Gees, em especial o Renan, moderador da comunidade do grupo no Orkut), as fotos divulgadas pelo Lucio podem ser vistas aqui. Confiram também:
Site da Livraria Cultura (outra opção de encomenda - por sinal, o livro já está à venda também na loja física de São Paulo)