domingo, fevereiro 17, 2008

King's Discos e Pop Som

Vocês já viram que este é o "Fim-de-Semana Especial dos Vídeos" aqui no blog. Aproveitem!

Este é para os antigos compradores de discos de Porto Alegre. Quem não lembra da King's Discos? Ficava na Galeria Chaves, à direita de quem entrava pela Rua da Praia, logo antes da escada. Seu antigo espaço está atualmente dividido e é ocupado por duas lojas de discos raros. A King's foi a melhor loja de discos da cidade em sua época. Era a primeira a receber os lançamentos e a única a manter praticamente tudo em estoque. O que não se encontrasse na King's, dificilmente se acharia em outro local. Lembro de quando comprei na King's o LP "Unmasked", do Kiss, na semana do lançamento, e depois fui com um amigo até o Krahe. Quando a vendedora viu meu LP, ficou intrigada. "Nunca vi esse disco do Kiss, é importado?" A King's hoje ainda existe, mas somente em uma galeria da Rua 24 de Outubro.

A moça da foto também é conhecida dos antigos clientes. Chama-se Fátima. Ela foi entrevistada pelo programa RBS Revista em 1986 para dizer o que gostaria de ver na TV. Pediu o show da Madonna. Observem os LPs de Geraldo Azevedo e Nélson Coelho de Castro bem na frente. Ao fundo, várias fitas cassete. CD ainda não existia em Porto Alegre.

No final dos anos 70, inaugurou a Pop Som, também na Galeria Chaves, tendo como proprietário o filho do dono da King's. O rapaz aí de cima é Cláudio Steiger, que era o gerente. Eu ainda o vejo pelo centro de vez em quando, mas não sei o que anda fazendo. A Pop Som tinha a mesma linha de qualidade da King's, mas voltada para um público mais jovem. Foi a primeira a vender bootlegs (antigamente chamados também de "discos piratas", mas nada a ver com essa pirataria de camelô que existe hoje) em Porto Alegre e tinha também uma seção de discos importados. Alguns não conseguiam entender como a Pop Som estava sempre cheia, quando havia outra loja na mesma galeria em tamanho maior e com vários discos em oferta. Para os compradores, o estoque sempre atualizado fazia toda a diferença. A loja fechou no dia 26 de outubro de 1996, um sábado.

No caso, Cláudio pediu para ver o gol de Renato em Tóquio pelo Grêmio, em 1983. Sim, eu sou colorado, mas vou dar uma colher-de-chá para os gremistas. Mas não fiquem mal acostumados, certo?

13 Comments:

Blogger Carlos Ribeiro said...

Entrei nesta vida de blogueiro há 8 meses. Sempre passei (e perdi) muito tempo na internet... em média 6 horas/dia em frente a um computador.

Digo isto porque realmente me impressionei com o teu blog! É muito tempo de estrada. Diria que é o blog mais antigo em atividade que eu já vi.

Muito legal teu blog. Especialmente sobre esta postagem, pois durante muitos anos fui frequentador assíduo da Pop Som (ainda tenho algumas sacolas de LP da Pop Som e acho que uma da King's Discos).

Abraços

2:16 AM  
Blogger Mano Mylius said...

Inesquecíveis King's e Pop Som da Galeria Chaves. Nós do interior tínhamos como rotina ir a Porto Alegre toda a semana para buscar os lançamentos, que na época das Discotheques era muito grande. Muito boa sua postagem e é uma pena que li neste final de semana que a Kimg's está fechando sua loja. Pena mesmo é eu não ter tempo de ir arrematyar alguma raridade em vinil que deve ter por lá.

7:17 AM  
Blogger Mano Mylius said...

Inesquecíveis King's e Pop Som da Galeria Chaves. Nós do interior tínhamos como rotina ir a Porto Alegre toda a semana para buscar os lançamentos, que na época das Discotheques era muito grande. Muito boa sua postagem e é uma pena que li neste final de semana que a Kimg's está fechando sua loja. Pena mesmo é eu não ter tempo de ir arrematar alguma raridade em vinil. que deve ter por lá.

7:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

puxa que legaaallll!!!trabalhei nessa loja , tinha tbm a polaca e o moreninho que trabalhava so com cds era muito show de bola !!!parabens pelo blog me fez lembrar otimos momentos !!!

1:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

puxa que legaaallll!!!trabalhei nessa loja , tinha tbm a polaca e o moreninho que trabalhava so com cds era muito show de bola !!!parabens pelo blog me fez lembrar otimos momentos !!!

1:20 PM  
Blogger Marco said...

O Julio da seção subterrânea de CDs da Kings!!!! Saudades desse tempo! Grande conhecedor dos lançamentos da música clássica. Cresci comprando vinis e CDs por lá com ele!! Abração Julio!!

6:58 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Ops, quem é Júlio? Meu nome é Emílio e eu era cliente da loja. E o rapaz aí de cima é o Cláudio Steiger, que gerenciava a Pop Som.

7:04 PM  
Blogger Unknown said...

Tenho 56 anos, nascido e criado em porto alegre. Muitos discos comprei nas duas lojas. Tempos bons. Aprendi essa arte de procurar e apreciar a musica boa, com o meu falecido pai. Pena, ficam as lembranças.

4:35 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Tenho a mesma idade, Ricardo Moreira.

5:57 PM  
Blogger Unknown said...

Comprava discos importados na pop som

5:53 PM  
Anonymous Luciano D Rodrigues said...

Bah comprei muitos bootlegs na Pop Sim... sempre me atendia lá o Beto.... apaixonado por Led Zepelin... gente boa pra caramba.. Saudade da época Boa do vinil.... receber o salário do mês e ir comprar vários discos.

9:23 PM  
Blogger Kisseiro said...

Saudades de ir ouvir os lançamentos na PopSom! Saudade imensa das lojas de disco!!!

9:03 AM  
Anonymous Anônimo said...

Casa Coelho na Galeria Chaves.

12:04 PM  

Postar um comentário

<< Home