quinta-feira, março 20, 2008

Compras recentes

Ontem resolvi dormir cedo. Às 9 e meia da noite, já estava roncando. Nico Nicolaiéwky que me desculpe, queria muito ter ido ao show dele, mas o sono foi maior.

Estou lendo a biografia de Michael Jackson, de J. Randy Taraborrelli. Encomendei o original em inglês, como sempre faço. Sou fã de Michael desde a infância (minha e dele), quando ele estourou com "Ben", "Music and Me" (essa acho que fez mais sucesso no Brasil do que nos Estados Unidos, por causa da novela "Carinhoso") e "One Day In Your Life". Por falar nele, a edição de 25 anos do álbum "Thriller" é muito bonita, com aquela capa holográfica, mas de novidade, mesmo, só traz uma faixa inédita, "For All Time". Os remixes são interessantes, mas dispensáveis. Os clips do DVD bônus já tinham sido lançados. Para quem é colecionador, a "Special Edition" que havia saído anteriormente continua obrigatória, pois ela tem "Someone in The Dark", "Carousel", a demo de "Billie Jean" e a narração completa de Vincent Price para "Thriller", incluindo uma estrofe inteira que foi cortada. A nova edição inclui apenas Price apresentando a música e dizendo a frase "can you dig it?", que também não entrou na gravação final mas apareceu na letra do encarte, deixando a todos confusos, na época.

Aliás, agora é moda lançar novas edições especias com menos material do que as anteriores. A caixa "Duro de Matar - a Quadrilogia" contém os quatro filmes, mas não o DVD bônus "Yppee Ki Yay" que havia saído na caixa "Duro de Matar - Coleção" (Die Hard Collection), com os três primeiros filmes. Como não dispenso o material suplementar, preferi comprar a caixa anterior e o DVD do último filme separadamente. A nova edição em DVD do filme "Embalos de Sábado à Noite" também decepcionou nos extras. Quando sou muito fã de um filme, compro várias edições em DVD sem o menor peso na consciência, por causa dos bônus diferentes, mas nesse caso, a primeira edição me bastou.

Uma loja de Porto Alegre colocou vários CDs bons em oferta e eu aproveitei para me atualizar em Phil Collins. Lembro que comprei os dois primeiros LPs dele numa tacada só e até gostei, mas depois não continuei a coleção. Embora os fãs de rock progressivo não perdoem o ex-baterista do Genesis por ter, digamos, "traído a causa", a verdade é que Phil Collins é um vencedor. Quando Peter Gabriel saiu do Genesis em 1975, muitos duvidavam que Phil pudesse assumir os vocais. Pois ele não só encarou o desafio com sucesso, como ainda inventou uma carreira solo nos anos 80. Tem gente que adora Phil Collins e nunca ouviu falar no Genesis. Nélson Motta contou em entrevista à Playboy que, quando sua casa foi assaltada, o ladrão perguntou se não tinha nada de Phil Collins nos CDs. Mas o cara é muito bom. Pelo menos dois dos CDs que eu ainda não conhecia me surpreenderam.

E aí, já compraram os ovinhos de Páscoa? Já faz alguns anos que eu coloco em prática algo que antes só prometia a mim mesmo, que é fazer as compras de Páscoa com antecedência. Vale a pena.

Uma dica para quem está aprendendo inglês: é possível que o seu professor tenha recomendado a compra de pelo menos um dicionário monolíngüe, ou seja, "inglês-inglês". De todos os disponíveis em CD-ROM, o melhor é o American Heritage, Fourth Edition. Virei fã desse dicionário desde que o usei pela primeira vez como parte do software Microsoft Bookshelf, que há muitos anos não é mais editado. Mas hoje o dicionário vem em CD de marca própria. Já usei vários outros e, embora sejam todos bons, cada um à sua maneira, o mais completo é o American Heritage. Ele pode ser integralmente instalado no HD e sua interface de pesquisa é enxuta e ágil. O problema é o que fazer com o enorme volume de duas mil páginas que vem junto. Ele é lindo, vistoso, fartamente ilustrado, mas depois de instalar o CD-ROM você provavelmente vai usar o dicionário impresso para enfeitar a prateleira.

Esses foram os presentes que "me dei" de Páscoa. Boa quinta-feira a todos!