quinta-feira, março 27, 2008

O faro do cinegrafista

Neste depoimento exibido em 1988 no especial "RBS Memória", o cinegrafista Odilon Lopes conta como o seu faro jornalístico lhe possibilitou registrar imagens exclusivas da saída do Presidente João Goulart (Jango) para o exterior após o golpe 31 de março de 1964. Aparecem também trechos do filme histórico.

Decidi acrescentar um toque pessoal ao vídeo que subi para o YouTube. A filha de Odilon Lopes se formou comigo no dia 9 de janeiro de 1993, de forma que ele estava na mesa, recebendo os cumprimentos dos formandos. Infelizmente ele mal aparece, mas o áudio da câmera captou quando eu falei: "Esse é o homem que filmou o Jango fugindo!" E ele respondeu: "É verdade!" Isso eu editei no final do vídeo, depois da imagem do avião que levou Jango ao exterior.



P.S.: Este vídeo está sendo mostrado em outros blogs. Aí, claro, fica difícil entender aquele trecho final fora de contexto. No Blog do Língua, um tal de Zeca escreveu: "Não entendi o lance final da formatura do narigudo na PUC em 1993." Pois está tudo explicado aqui, no blog do narigudo.

3 Comments:

Blogger CJ said...

Amigo, desculpe interrompê-lo. Mas neste vídeo está dizendo que foi no dia 31 de março que Jango se refugiou no exterior. Porém no áudio do vídeo, não se fala de datas. Tem certeza e tem como comprovar que foi neste dia?

1:53 AM  
Blogger CJ said...

Amigo, lendo este seu relato, o vídeo afirma no título que Jango fugiu para o exterior em 31 de março. Mas no áudio não diz nada. Teria como comprovar esta afirmação? Todos dizem que foi no dia 4 de abril. Por favor o assunto é de interesse nacional, inclusive. =)
Abraços.

1:56 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Foi erro meu, já fiz a correção.

5:09 AM  

Postar um comentário

<< Home