segunda-feira, março 24, 2008

Voltando aos bons tempos

Deve fazer mais de 20 anos que meu amigo Luiz Bonow, que hoje tem o seu Bonowblog, me deu a notícia de que ele e um amigo comum voltariam a ter rádio amador PX (Faixa do Cidadão). Fiquei tão feliz que falei: "Oba! Então vai voltar a ser como antes!" Eu estava me referindo ao tempo em que nos falávamos praticamente todos os dias pelo rádio. Foi uma época divertida. Aliás, foi lá que eu, ele e tantos outros nos conhecemos. Amizades que duram até hoje e tiveram início no radioamadorismo. Mas ele, realista, respondeu: "Não, como antes nunca mais vai ser." E não foi, mesmo.

Ainda assim, eu tento preservar essa noção de que é possível trazer de volta algo de bom que, por algum motivo, acabou. Nem sempre dá certo, mas não custa ter esperanças. Por exemplo: você era acostumado a passar as férias sempre na mesma praia. E era ótimo. Depois, por alguma razão, você passa a veranear em outro balneário. E aí já não é a mesma coisa. Talvez até a culpa nem seja do local, mas não importa: para você, fica a impressão de que os bons momentos ficaram na outra praia. Um dia você consegue retornar à praia de sua juventude e fica entusiasmado. Os bons tempos vão voltar! Voltam? Depende. Talvez as boas lembranças em si sejam suficientes para fazer retornar o o antigo astral. Mas cada caso é um caso.

Você morava em determinado bairro e era feliz. Depois que mudou, já não se sentiu tão bem. Então o seu sonho é voltar à antiga vizinhança, acreditando que ali está o seu bem-estar. Ou então é uma cidade que significa para você a volta do bom passado. Ou quem sabe um horário de trabalho em que você conseguia administrar melhor seus compromissos. Se voltar a fazer aquele turno, vai ser tão bom quanto nos velhos tempos.

Às vezes dá certo, às vezes não. Mas é comum encontrarmos pessoas planejando voltar para alguma situação antiga que lhes era benéfica. Eu prefiro achar que é possível, sim, buscar alguma coisa boa do passado que se perdeu. Algumas não voltam mais, outras só dependem de nós.