domingo, abril 06, 2008

O Superboy de 1990

Muito antes do sucesso da série "Smallville", já existia um Superboy na TV. A produção começou nos Estúdios MGM em Orlando, depois mudou para os Estúdios da Universal, na mesma cidade da Flórida. Eu e minha esposa estávamos visitando os Estúdios da Universal no dia 14 de setembro de 1990 quando vimos a filmagem de um episódio da série "As Aventuras de Superboy". Gravei alguns trechos em vídeo. A primeira temporada da série chegou a ser exibida no SBT, mas acho que a segunda, da qual este episódio específico fazia parte, nunca passou aqui. Mas está tudo saindo em DVD. Cheguei a pensar em oferecer estas imagens para serem incluídas nos extras, mas não achei com quem fazer contato. Na verdade é um registro bem amadorístico, típico de turista, e não foram permitidas gravações em vídeo durante a filmagem propriamente dita. Mas vale pela curiosidade. Aliás, foi uma tomada bem curta e não mostrou praticamente nada, só Superboy de pé olhando para a frente. Imagino que estas cenas mais rápidas eles filmem na frente dos turistas, apenas para "dar o gostinho", mas os trechos mais elaborados devem ser produzidos a portas fechadas. O empregado do estúdio explica que, neste episódio, Superboy viaja no tempo e chega aos anos 30, onde é chamado de "líder do mundo". Segundo me foi informado por colecionadores, seria o episódio em duas partes "Roads Not Taken", que foi ao ar em 3 e 11 de outubro de 1990. A data confere, embora eu não imaginasse que um episódio ficasse pronto tão depressa. Já devia estar nas cenas finais.

A cor ficou um pouco distorcida (com certeza o uniforme do Superboy não é verde!) porque não consegui localizar a fita original em NTSC. Essa é uma cópia que fiz em PAL-M com os melhores momentos da viagem. Na época, com os dois videocassetes que eu tinha (um deles herdado de minha mãe), essa era a única forma de fazer a cópia, já que os dois eram transcodificados.