quarta-feira, dezembro 31, 2008

O ano dos vídeos no Blog

Escrevi pouco no Blog em 2008. E dificilmente voltarei a manter a regularidade dos primeiros tempos, em que eu postava praticamente uma crônica por dia. Os assuntos se esgotam, a vida da gente muda e, no fim, o Blog acaba ficando em segundo plano. O importante é que a vida vai bem, obrigado.

Mesmo assim, 2008 foi o ano dos vídeos no Blog. Em janeiro eu instalei o Ulead VideoStudio e passei a converter gravações do meu acervo de vídeo para postar no YouTube. Eu já tinha uma conta do YouTube que criei especialmente para divulgar o "vídeo da profecia", em 2006. Depois disso, incluí algumas gravações de viagens e shows que fiz com minha própria câmera. Mas foi somente neste ano que pude mostrar as relíquias que tenho gravadas em VHS desde 1985, quando comprei meu primeiro videocassete. Já tenho 91 vídeos disponibilizados no YouTube.

O mais visto continua sendo o "vídeo da profecia", com mais de 35 mil exibições. Assuntos relacionados a futebol sempre dão ibope. Conforme eu já disse várias vezes, fico orgulhoso de ter divulgado esse programa de TV de 1986 em que André Damasceno, numa brincadeira, acaba "prevendo" que o Inter seria Campeão do Mundo em 2006. Sem a minha intervenção, essa gravação não teria sido descoberta, pois nem a RBS a possui mais. O próprio André também não. Foi minha contribuição para a maior conquista da história do Inter.

Entre os vídeos que postei neste ano, a maior surpresa foi o clip de "Você é Tudo Que Eu Quero", com os Garotos da Rua. A banda gaúcha lançou seu primeiro LP em 1986 e essa era a "música de trabalho", escolhida talvez por ser uma balada ("música lenta"). Pois esse já é o quarto no ranking dos meus vídeos do YouTube, com mais de 11.500 exibições desde que foi postado, em abril. Perde somente para a "profecia", cenas de novelas antigas (do Vídeo Show) e a estréia do Magro do Bonfa (André Damasceno de novo) na Escolinha do Professor Raimundo. Nunca imaginei que um grupo de rock surgido nos anos 80, cujo sucesso ficou mais restrito ao Rio Grande do Sul, ainda tivesse uma legião de fãs tão atuante. Se bem que uma cena mais "picante" pode ter ajudado...

A seguir, em quinto lugar, vem uma matéria feita por Clóvis Duarte no saudoso "Comunicação" da TV Pampa sobre um comercial das cadeiras do Beira-Rio. Quem assistiu na época (1987, por aí), não esqueceu: "Taffarel... é na direita!" Também fiquei surpresso que ainda houvesse tanto interesse por um simples comercial. Já são mais de 10.500 exibições. É a força do futebol, não adianta. Foi então que decidi postar um comentário feito pelo cronista esportivo Lauro Quadros sobre o histórico incidente em que os jogadores Renato Gaúcho e Leandro voltaram atrasados para a concentração, durante os treinos para a Copa de 1986. Dito e feito: está em sétimo lugar, com 8.600 exibições, logo abaixo do Vigilante Rodoviário.

Também merece registro o interesse dos fãs pela apresentação dos Engenheiros do Hawaii em 1987 no "Perdidos da Noite", de Fausto Silva, na Bandeirantes. Essa eu tive que dividir em dois vídeos, por causa do limite de tempo do YouTube. Pelo visto, é o único registro em vídeo da formação original dos Engenheiros (com Marcelo Pitz no baixo) a ter sido preservado. Uma curiosidade é que Humberto Gessinger, ao final de "Sopa de Letrinhas", brinca dizendo: "Fausto na Globo!" Outra profecia?

De resto, tem muita coisa de músicos gaúchos, trechos de shows, clips, documentários e até duas reportagens da TV em que eu apareço. Basta clicar aqui para ter acesso à minha página no YouTube. De qualquer forma, todos esses vídeos foram divulgados aqui no Blog. Ainda tenho algumas coisas para mostrar, outras que ainda preciso digitalizar, mas não garanto que conseguirei manter a mesma constância de vídeos em 2009. É por isso que 2008 entra para a história deste Blog como o ano dos vídeos.