quinta-feira, janeiro 08, 2009

A volta das googladas incautas

No começo de agosto, quando publiquei pela última vez as "googladas incautas", avisei que não o faria mais mensalmente. Por diversos motivos. Em primeiro lugar, porque os argumentos de busca que chegam até este blog já não me surpreendem como antes. A primeira vez em que os verifiquei no Site Meter, fiquei estarrecido. As pessoas em geral não entendem como funciona o Google. Pensam que é uma espécie de "gênio da lâmpada" capaz não só de entender frases em português corrente como de atender a qualquer pedido. Só o que o Google faz é procurar na Internet as palavras digitadas. Não adianta escrever "quero", "mostrar" ou fazer perguntas. Ele vai procurar páginas onde apareçam o que você digitou. Se as palavras estiverem entre aspas, ele procura a sequência exata. Se estiverem sem aspas, como a maioria digita, as palavras poderão estar dispersas na página. O único efeito de escrever "quero" numa pesquisa é restringir os resultados a páginas onde essa palavra apareça.

O outro motivo é que, como os visitantes assíduos já notaram, eu não tenho mais postado aqui com a mesma frequência (tá difícil evitar o trema, mas estou tentando). Logo, se eu continuasse compilando mensalmente as "googladas incautas", haveria um percentual descomunal desse assunto em relação aos demais. Mesmo assim, de vez em quando, continuei anotando algumas pesquisas do Site Meter. As que transcrevo abaixo foram coletadas esporadicamente nos últimos seis meses. Para entrar 2009 com bom humor:


alguem sabe qual é o novo número do teleamigos

Como assim, "alguém"? Você pensa que o Google tem um painel de atendentes respondendo a cada pergunta?

ÀS ENCHENTES TEM CRASE?

Mais um que não entende que a crase depende do que vem antes e depois. Não é a palavra que tem crase, é a expressão toda. Este, pelo menos, fez a pergunta da forma correta:

o professor fez elogios à minha pessoa. a crase está certa?

A crase está certíssima. O elogio é que pode ter sido indevido.

Da série "Google, como é que eu faço":

como faço para fazer montagem no power point e depois mandar para o orkut?
como colocar imagens animadas no lugar de minha foto no orkut parta que todos possam ver
como criar mensagens bonitas para meu perfil no orkut
como é que faço eu quero coloca paisagem normal do orkut como é que eu faço
como eu escrevo meu nome em Frances


Ah, sim, o "seu nome". Disse tudo.

como eu faço para que aletra da comunidade do orkut fique grande

Este foi bem claro, para que o Google entendesse:

no orkut esta assim:quem sou eu? que devo colocar???

Que dúvida atroz! Da série "puxe assunto com o Google":

Daiane a atleta famosa só fala do peso ideal da altura ,o pais de onde ela mora e principalmente a imagem dela


Puxa, que coisa! Por que será?

é verdade que bruno e marrone sofreram acidentes?

Realmente não sei. O único "acidente" que conheço deles foi o de abrir os shows com um texto de autor desconhecido como se fosse de Mario Quintana.

estou a proucura de um site de edição para eu montar minhas fotos e que seja bem divertido

Você achou mesmo que uma simples ferramenta de busca iria entender uma frase tão explicadinha? Da série "Google, consultor sentimental":

o que os homens querem dizer quando dizem estamos nos conhecendo

Quer mesmo saber? Eles querem dizer "ainda não te comi" ou então "ainda quero te comer mais um pouco". Quando estiverem satisfeitos, dirão que não deu certo.

Vamos à turma do "quero-quero", como eu chamo. São os que pensam que o Google vai entender se eles disserem que "querem" tal coisa.

EU QUERO COLOCAR A FOTO DE UMA PESSOA NO LUGAR DE OUTRA PESSOA
EU QUERO FAZER UMA MONTAGEM COM 2 FOFOS E ÚNICAS EM UMA SÓ PARA COLOCAR NO ORKUT
eu quero um programa para tirar de um audio 10 min de musica para mim colocar no orkut
eu quero um texto para fazer uma apresentação de fantoches
queria achar uma frase bem linda .

Desse jeito, vai ser difícil.

queria saber porque o albo de foto que gravei em dvd não passa no dvd so no computador

"Albo" é ótima!

queria um site em que eu pudesse fazer montagens com as minhas fotos
quero coloca um comentario na minha foto do orkut e não sei qual palavra bonita eu coloco


E o Google com isso?

quero colocar paisagens e musica em uma gravação que fiz como fazer?
quero colocar um texto bem legal e bem poderoso no quem sou eu do perfil do meu orkut

Bem "poderoso", viu, Google? As duas pesquisas abaixo foram feitas em datas bem distantes, mas não me surpreenderia se tivessem sido digitadas pela mesma pessoa:

quero colocar uma churrascaria
QUERO UM NOME CHURRASCARIA BEM BONITO


Se já está começando assim, não levo fé nessa churrascaria. Já imaginaram esse incauto digitando no Google: "O cliente pediu picanha mal passada, como faço?" Falando nisso...

quero encher minha comunidade de gente como faço

É nisso que dá as pessoas criarem comunidades inúteis ou mal feitas.

quero mantar uma mensagen para emilio

Para mim? Ou para o Surita? Ou quem sabe o Santiago?

quero o desenho de uma cuia de chimarrão
quero por uma foto de fundo em outra como faço?
quero saber um comentario bem bonito pra mim colocar em uma foto do orkut


"Bem bonito", viu Google?

quero um desenho do sao paulo pra eu por no orkut alguem sabe fazer


Outro que pensa que o Google é um painel de atendentes. Talvez haja um desenhista de plantão.

quero uma foto legal para minha comunidade de ciclismo?
quero ver fotos sobre o acidente que envolveu o Fokker da Tam em Julho de 2007
quero ver todas as fotos da revista rolling Stones


Não é Rolling "Stones", é Rolling "Stone", no singular. "Stones" é o grupo. Tem gente que usa uma linguagem mais polida para se dirigir ao Google:

gostaria de fazer uma montagem de foto minha na praia para o orkut

Guardei as duas mais divertidas para o final:

musica que o cara dos bee gees cantou antes de se converter

Como assim? Eu nem sabia que algum dos Bee Gees tinha se convertido (ao quê?), muito menos que tinha cantando uma música antes. Considerando que ele cantou antes de se converter, deve ter aproveitado para cantar uma música bem bagaceira, como despedida.

youtube como faco para saber o nome de um jogo de fliperama de 1986 que eu nao sei o nome

Ah, sim, é importante frisar que você não sabe o nome. Do contrário o Google poderia achar que você está apenas testando o conhecimento dele.

A próxima edição não tem data certa. Talvez daqui a seis meses. Até lá, bom 2009 a todos!

1 Comments:

Blogger Giselle Iokilevitc said...

Muito bom o texto...to rindo muito aqui com as observações sobre os usuários do Google...

12:39 AM  

Postar um comentário

<< Home