domingo, setembro 06, 2009

Cadê a música?


É impressão minha ou a música mais bonita do filme "Meu Amigo, o Dragão" (Pete's Dragon) foi cortada do DVD brasileiro? Verificando o trecho acima, que foi postado no YouTube, a canção deveria começar na marca de 42:46, logo após o final da cena que chega a aparecer no site. Em vez disso, muda para a cena seguinte. Como se trata de uma "edição estendida", tentei localizar mais adiante, mas não encontrei nada. Muito estranho.

"Candle on The Water" é uma das músicas mais bonitas de uma produção Disney. A letra tem significado literal no filme, mas serve como mensagem de otimismo para qualquer pessoa enfrentando dificuldades. A atriz Helen Reddy é também cantora e isso valoriza ainda mais a interpretação. A contracapa do DVD informa que a composição foi indicada para o Oscar de Melhor Canção em 1997 (na verdade 1977). Será que foi incluída como "ovo de Páscoa"? Como os DVDs às vezes têm comportamento misterioso, agradeço a qualquer orientação. Mas, até prova em contrário, parece que a música foi cortada, mesmo.

P.S.: Segundo mensagem recebida de Leonardo, fã de Walt Disney, o DVD está mesmo cortado:

Embora o DVD se apresente como "versão estendida", não somente "Candle on the Water" foi cortada, mas outros números também (ou cortados, ou condensados), além de cenas. Tenho o filme original em inglês, um DVD de 129 minutos, sendo que o brasileiro tem 106... É duro!

Imaginei que talvez o DVD tenha sido cortado para poder reutilizar a dublagem da TV, que quase sempre apresenta filmes muito longos em versão reduzida, mas Leonardo explicou:

A dublagem a que você se refere é exatamente a mesma de quando o filme inteiro era exibido nos cinemas (diga-se de passagem, integralmente, com todas as cenas e números musicais e não como este dvd que temos agora no Brasil...). É uma dublagem clássica, com a atriz Ida Gomes, recentemente falecida, fazendo a voz da vilã.

Então não há mais dúvidas: trata-se mesmo de mutilação explícita. É um caso para recall, ou recolhimento do produto já distribuído para venda. Já acho um descaso tremendo quando os DVDs nacionais não incluem os mesmos extras das edições estrangeiras. Mas cortar o próprio filme não tem justificativa!

A loja onde fiz a compra já se prontificou a efetuar a devolução. Acho que todos os que já compraram o DVD deveriam tentar devolvê-lo. Seria um bom começo.