quarta-feira, outubro 28, 2009

Gravação misteriosa

Há alguns anos, quando meu irmão João Carlos (Cau) ainda era vivo, mostrei para ele uma fita cassete que ele tinha gravado na casa do cunhado lá pelos idos de 1971. Era uma seleção de vários discos, onde inclusive ouvi pela primeira vez "Imagine", de John Lennon. Mas, no caso, a música que eu toquei para ele era outra. Uma canção meio country, interpretada por uma voz feminina que parecia familiar. Naquele tempo não existia Internet para a gente pesquisar no Google por um trecho da letra. Então perguntei a ele se lembrava que composição era e quem cantava. Ele não sabia.

Tempos depois, folheando uma de minhas "enciclopédias de rock", por acaso, encontrei a música citada: era "The Night They Drove Old Dixie Down". Identifiquei pelo refrão, em que o título é cantado com ênfase. Embora seja original de The Band, foi sucesso com Joan Baez. Mas quando ouvi a gravação da cantora americana em um CD, percebi que a versão não era a mesma que eu conhecia. Concluí que Joan havia gravado a música duas vezes. Isso inclusive me foi confirmado por colecionadores. Mesmo assim, conferi o single original do Vanguard no YouTube e continuei não reconhecendo a gravação da minha fita. Afinal, que versão seria aquela?

Hoje me dediquei a pesquisar com calma todas os lançamentos já feitos de "The Night They Drove Old Dixie Down" no site AllMusic. E matei a charada. A gravação da minha velha fita é a mesma deste disco aqui:

"Top of The Pops" era uma série inglesa dos anos 70 que reunia sucessos diversos do momento em gravações de intérpretes desconhecidos. Mas as covers eram feitas no capricho, com muito profissionalismo. Elton John chegou a participar desses LPs como anônimo, em começo de carreira. Eu teria curiosidade de saber quem canta o sucesso de Joan Baez nesse disco, pois tem ótima voz. Confirmei que a versão que eu conhecia é mesmo desse LP ouvindo o trecho que está disponível no site da Amazon. Esse é um caso raro em que eu gosto mais do xerox do que do original. Em especial, os vocais do refrão estão mais vibrantes. Quem serão os cantores?
Que eu saiba, a série "Top of The Pops" não saiu no Brasil. Mas os fonogramas com certeza foram licenciados para outros lançamentos. Graças ao jornalista Ayrton Mugnaini Jr., descobri o LP do qual meu irmão gravou a música lá nos idos de 1971. Inclusive identifico aí várias outras músicas que também estavam na fita, como "Lady Rose", "Go Away Little Girl", "Sweet City Woman" e "Cherish". Se a anônima que imitou o estilo de Joan Baez não se lançou como cantora com identidade própria, foi um desperdício. Meu próximo passo será descobrir quem é ela. (P.S.: Já descobri! É Dana Gillespie! Mais detalhes clicando aqui.)
Uma curiosidade: aqui no Brasil, meu xará Emílio Santiago também participou de diversos LPs de covers pela CID no começo dos anos 70. O nome dele não é creditado, como era de costume em coletâneas desse tipo, mas a voz é inconfundível. Uma de suas interpretações foi, por exemplo, "You've Got a Friend".