domingo, dezembro 20, 2009

Pio XII, colégio querido

Para ver fotos recentes do colégio, clique em:

De volta ao Paula Soares/Pio XII 
De novo no Paula Soares/Pio XII 


O Colégio Pio XII de Porto Alegre deixou de existir como pessoa jurídica em 1982. Pensando bem, era algo meio inusitado, pois ele funcionava à tarde e à noite no mesmo prédio do Colégio Estadual Paula Soares. O Paula era o primário e o Pio era o ginásio (ou, a partir de 1972, da 6ª série do Primeiro Grau até o 3º ano do Segundo Grau). Então era uma instituição de ensino que se transformava a partir do meio-dia. Depois tudo voltou a ser Paula Soares, mas o ideal piodozense não morreu. A comunidade do Orkut o mantém vivo. Tanto é verdade que vim a fazer amizades com colegas que não conheci, na época. Gente que estava abaixo de mim e que eu solenemente ignorava por serem apenas crianças. Graças à comunidade, fiz contato com a Ana Cláudia (a moça bem da esquerda, agachada) e com o Eduardo Couto (que chegou depois) e eles acabaram me convidando para esse encontro de ontem à noite. O anfitrião foi o Sílvio, o baixinho de boné. O único que eu reconheci dos velhos tempos foi o Hermógenes, o bem da direita, de pé, com copo não mão. Não sabia o nome dele, mas a fisionomia me era bem familiar.

Às vezes a gente entra nuns papos de velho, tipo, "as turmas no meu tempo eram mais sadias, blá blá blá..." Mas, depois de ontem à noite, fica difícil não achar que é mesmo verdade. Obrigado Ana e Eduardo por me integrarem a esse pessoal fantástico. Obrigado ao Sílvio pela calorosa recepção. Senti-me como se já nos conhecêssemos desde o tempo do colégio. Que venham outros encontros tão legais quanto esse.

Se você também foi piodozense, junte-se a nós na comunidade clicando aqui.

O título deste tópico foi tirado do Hino do colégio. Eu me orgulhava de saber cantá-lo de cor sem errar a melodia (que mudava alternadamente no último verso de cada estrofe) ou a letra. Aliás, acho que só as professoras de Português cantavam corretamente traçaste e pregaste. Todas as outras colocavam um "s" indevido ao final de cada palavra, transformando o "tu" em "vós" - um tipo de erro hoje bastante encontradiço nos Orkuts da vida. Se alguém souber o nome da autora (ou autoras - se não me engano eram mulheres), favor informar, que darei o crédito devido.
Cantemos todos juntos:
Pio XII, colégio querido
Eis aqui o meu brado comovido
Em que ufano, desejo exaltar
Tua ação, teu perfil de gigante

Pio XII, colégio querido
Eis aqui o meu brado comovido
Em que ufano, desejo exaltar
Do Rio Grande orgulho sem par

A verdade como lema
A justiça como lei
A união como bandeira
Pio XII, por ti vencerei

Pio XII, que altivo ofereces
Belo exemplo à pátria estremecida
Nesta luta em que não arrefeces
Educar é a razão da tua vida

Pio XII, que altivo ofereces
Belo exemplo à pátria estremecida
Nesta luta em que não arrefeces
Estuante do amor que mereces

A verdade como lema
A justiça como lei
A união como bandeira
Pio XII, por ti vencerei

Hoje e sempre, Pio XII, eu prometo
Manter firme os rumos que traçaste
Minha vida, eu me comprometo
Fim terá no ideal que pregaste

Hoje e sempre, Pio XII, eu prometo
Manter firme os rumos que traçaste
Minha vida, eu me comprometo
Fim terá no ideal que pregaste

A verdade como lema
A justiça como lei
A união como bandeira
Pio XII, por ti vencerei

9 Comments:

Blogger Unknown said...

Amigo Emilio, depois de tanto tempo entrei no Orkut e vi o recado que a cacau colocou sobre teu comentário aqui no blog. Realmente, acho que gostastes do encontro... Prazer em encontrá-lo, e depois de novo no super, esperamos tua presença sempre que possível, em todos encontros! Um abraço, Eduardo

10:31 PM  
Blogger Unknown said...

gactiAlô Emilio :q bom te encontrar; tb sou ex-aluna do PIO XII; sou "jurássica" ;formada no Ginásio na primeira turma da Classe Experimental ( 1959-1962).Moro no Rio e em jan de 2010 estive em Porto Alegre e fui visitar a escola depois de 16 anos fora da cidade.Infelizmente a Escola estava fechada ,mas consegui tirar algumas Fotos q postei no Orkut( Cica Santos).Obrigada pela letra do Hino!!!

6:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Boa noite Emílio! Eu sou do tempo em que só estudavam mulheres no Pio XII. Infelizmente, sou pessoa de péssima memória.Principalmente para nomes. Lembro do rosto de muitos, nomes de alguns, mas tenho saudades do todo que foi aquela época maravilhosa. O exame de admissão!! Meus Deus, que nervoso até que dissessem: passou! As escadarias, o pátio (jogava mal volei), o anexo à direita de quem entra pelo portão de baixo). Matar aula e ir prá Galeria Malcon tomar sorvete e paquerar... acho que paro por aki, senão vou chorar. Eu gostaria muito de saber se existe maneira de consguir a lista dos alunos dos anos 60. Eu adoraria reencontrar minhas ex-colegas. Se vc puder me ajudar, desde já agradeço. Rose Marcon (rosemarconbg@hotmail.com) Abraços

10:35 PM  
Anonymous clara amelia de oliveira said...

puxa vida gente! que maravilha encontrar algo sobre meu querido Ginásio Pio XII, estudei no Paula Soares durante o primário e fiz o ginásio experimental no Pio XII sendo da primeira turma (1962-1965). Naquele tempo só estudavam meninas no ginásio. Parabéns pelo blog. Moro em Floripa, me aposentei da UFSC e hoje me dedico ao treinamento de professores iniciantes. Sabem a raiz das idéias educacionais que defendo hoje? elas estão na metodologia revolucionária daquele ginásio que marcou demais a minha vida.abração a todos voces!

9:18 PM  
Blogger Vera Godinho said...

Eu fiz parte da prieira turma mista no Ginasio, quem lembra da Mariangela Bicca Ribeiro, Regina Cardin, Bernadete Dilly, Vera Lucia da Rosa(EU)Suzana,entre outras meninas 66/67?

Como era bom estudar no Pio XII, primeira serie acho que 66 estudava no pavilhão de madeira, nossa, os guardinhas do palacio Piratini sofriam, Levavam desde aviãosinho na cabeça ate bolinha de Mamona, bolinha de papel nem se fala,mas ficavam ali durinhos rente a parede da nossa sala de aula! Tem gente que se queixa, maseu adorei viver na epoca da Ditadura, eramos protegidos ali naquela escola.Tambem lembro o dia que recebi o resultado da prova de Admição ao Ginasio, nossa foi como passar numa num vestibular.Sair de casa com asaia douniforme com duas ou tres voltas na cintura da saia do Uniforme, antes de entrar no portão desdobrar e na saida tudo di novo dobrar na cintura.A saia tinha que ser pelo joelho, passavamos por inspeção na entrada.Saudade, saudade!Quantas vzs pulamos a janela da General Auto, quantas vzs saiamos da sala de aula pra fumar em uma sala vazia.A meu PioXII querido,saudades de um tempo que não volta mais e das amigasque ali conheci e que nunca mais vi!!!!!!

8:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Encontrei por acaso esse blog, também fui do Paula Soares e depois do Pio Xll , mas no ginásio só na terceira e quarta-serie do segundo grau, lembro que não passei no exame para o ginásio, o que eh bem estranho, e entrei depois por transferência vindo da escola Rubem Berta . Fui a primeira classificada da minha turma formada no ginásio em 1968 e recebi uma medalha no pavilhão em que eram feitas as formaturas, lembro de várias colegas Terezinha, Áurea e muitas outras tenho foto com elas.Depois fui transferida para o turno da noite , o que também eh estranho , me formei e também ganhei a medalha da primeira da turma isso no Teatro São Pedro em que eram feitas formaturas da nossa escola. Tenho boas lembranças tanto do primário, secundário e do científico. Hoje sou médica em Porto Alegre, em 1971 fiz vestibular , sem cursinhos e entrei em Medicina . Sou médica pneumologista, mestre em Pneumologia e da UFRGS . Fui insistente e não me deixei abater mas não tive muita cooperação dos mestres e coordenadores da escola.Mas tenho duas professoras que ficaram na minha memória a Delcia , que me estimulou a gostar de História e a professora de Matemática que se surpreendia quando eu passava por média nessa cadeira que era considerada a mais difícil.
Um grande abraço a todos ex-alunos do Pio XII Dra Erecina Figueiredo aluna entre os anos de 1961 a 1971 .

7:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

Alô!
Ainda aqui estou em POA. Fui aluna do Pio XII no Ginásio noturno. Guardei na memória a Profa. de Geografia (Marilia Azambuja), de Desenho (...),de Inglês (Jospa), de Ciências (...)
Em 1964 eu cursava o Clássico e naquele novembro faleceu Cecília Meireles. A direção e as Profas. encerraram as aulas e nos dispensaram.
Todas nós ficamos muito tristes. Estávamos lendo o poema "Caleidoscópio" e a Profa. de Literatura Brasileira pedia uma interpretação livre para o belo poema de Cecília quando, de repente, alguém adentrou na sala com a notícia da morte da poetisa.
Na minha sensibilidade e na minha memória as palavras e o rosto de Cecília Meireles para sempre.

De colegas, lembro algumas como Jovita Gallo, Tania Maria Martins; outras, não consigo lembrar o nome...,infelizmente.
Concluí duas Faculdades na minha mocidade. Trabalhei e estudei muito mais, mas os meus sonhos de cursar Institutos europeus ficaram para outra oportunidade...

Gostaria de,lá, retornar um dia. Queria poder ler o nome de todos em algum lugar. Quem me dera me reencontrar com pessoas daquela época tão feliz, tão bonita!
Deus me ajude a ver minha querida Escola mais uma vez!

6:17 PM  
Blogger Thelma Helena said...

Uau! Baita saudades do meu Pio XII,colégio querido!
Primeiro Paula Soares, do jardim à 5a série e depois o Ginásio Experimental de 1964 a 1967.
Professoras de primeira linha.
Time de vôlei do colégio e time de vôlei da turma.
Foi um privilégio!
Também sabia e sei ainda o Hino!
Obrigada, Emílio, por esta lembrança querida!(Alo, profesdora Aida! Pontuei as frases certinho?)

11:09 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi gente que estudou no Pio XII! Cursei lá o ginásio..de 1961 a 1964. Maravilhosa escola, professores super competentes..que saudades! Naquela época, as turmas todas eram de meninas.
Gostaria muito de ter o nome de todas as minhas colegas..lembro-me de algumas, somente. Seria possível conseguir isto junto ao colégio? Teriam eles ainda as listagens de alunas daquele tempo?
Abraço a todos!
Helenice X. Neves

10:04 PM  

Postar um comentário

<< Home