domingo, março 07, 2010

A programação da TV

Quando me formei em Jornalismo, minha monografia foi sobre videocassete. Minha hipótese era de que o aparelho foi criado para libertar as pessoas dos horários da programação da TV, mas na prática todos continuaram atrelados. Pelas respostas ao meu questionário, isso se confirmou. Uma das perguntas era se o entrevistado assistia, na época, ao "Jô Soares 11 e meia". Se a resposta fosse "não" eu questionava por quê. A maioria respondeu: "por causa do horário". E todos possuíam videocassete.

Pois na era do DVD, continua tudo igual. Recebi várias recomendações de que não perdesse o filme sobre Simonal que seria exibido ontem no Canal Brasil. Como se fosse algo novo, inédito e imperdível. Eu não tenho Canal Brasil. Aliás, não tenho TV por assinatura. Mas tenho DVD player. E já assisti a esse filme há muito tempo. O DVD está aqui para ser visto quantas vezes eu quiser. Quem não fizer questão de comprar, como eu, pode alugá-lo nas locadoras.

Há mais de 20 anos eu faço minha própria programação. Mas tem gente que só toma conhecimento do que a TV mostra, não adianta.