sexta-feira, maio 28, 2010

De vento Minuano em popa

Nos próximos dias ocorrerão dois fatos dignos de comemoração para quem acompanha e incentiva a música do Rio Grande do Sul. O primeiro deles: sábado, dia 29, estreia na Rádio Roquette Pinto, do Rio de Janeiro, o programa "O Sul em Cima", apresentado por Kleiton Ramil. O irmão mais velho da dupla Kleiton e Kledir divulgará o cancioneiro gaúcho sempre aos sábados, às 20 horas, no período de uma hora. Vai rodar de tudo um pouco, do folclore ao rock, passando por samba, MPB, música instrumental, jazz e o que mais achar interessante. Além de músicos gaúchos, haverá espaço também para paranaenses, catarinenses e de outros países do Cone Sul, como Uruguai e Argentina. Para quem mora no Rio de Janeiro, basta sintonizar a frequência 94.1 FM. Mas o público de outros estados poderá ouvir "O Sul em Cima" no Blog do Kleiton e também no site da rádio, mas neste último caso somente uma semana após cada programa.
Por fim, dia 1º de junho tem show coletivo no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre, às 20 horas. O anúncio diz "entrada franca", mas o ingresso é um agasalho. É o lançamento do CD da Buzina do Gasômetro, "A Rádio Web da Música de Porto Alegre". Quem ainda não visitou o site não sabe o que está perdendo. Além de fichas e arquivos MP3 para baixar, disponibilizados pelos próprios artistas, a Buzina tem também programas interessantíssimos que podem ser ouvidos a qualquer momento. Basta clicar no link desejado e a transmissão começa na hora, especialmente para você. Recomendo principalmente o "Paralelo 30", do músico Rogério Ratner, que de certa forma já vinha fazendo aqui o que o Kleiton vai começar a fazer lá no Rio (não percam a sensacional entrevista do Rogério com Léo Henkin, dos Papas da Língua). A diferença é que o programa do Rogério é mais centrado na música de Porto Alegre, dirigido ao público local, enquanto o do Kleiton tem um objetivo de promover a cultura sulista junto aos cariocas e ouvintes dos demais estados. Mas os dois podem ser ouvidos no mundo inteiro pela Internet.

Enfim, é um grande momento para a música de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Confiram na imagem acima os nomes que irão se apresentar no Salão de Atos. E sábado é dia de ouvir o Kleiton.

1 Comments:

Blogger Lulih Rojanski said...

Olá... Procurando notícias sobre Hermes Aquino eu vim cair aqui, no meio desse vento minuano. Gostei muito das notícias que li. Moro em Macapá, capital do Amapá, na Amazônia, e jamais me esqueci das músicas do Hermes, que ouvi na infância, no Paraná. Kleyton e Kledir eu ouvi na adolescência e posso dizer que Deu Pra Ti continua embalando minha alma.
Voltarei.
Um abraço.

9:57 AM  

Postar um comentário

<< Home