quarta-feira, julho 07, 2010

Ringo chega aos 70

Eu tinha 5 anos quando assisti à estreia do filme "Help!" em Porto Alegre. Uma lembrança marcante é das garotas no cinema gritando "Ringoooo!" Foi o mais perto que o Brasil chegou da Beatlemania.

Richard Starkey, mais conhecido como Ringo Starr, está completando 70 anos hoje. Ele é o mais velho dos Beatles. Existe uma polêmica sobre ele ser ou não um bom baterista. Uns dizem "claro que é", enquanto outros respondem "claro que não". Minha opinião é a de que ele pode ser tecnicamente limitado - não sabe rufar, por exemplo - mas tem um estilo forte e pessoal de marcação. Assim como há cantores com poucos recursos de voz mas muita personalidade na interpretação, Ringo criou um estilo simples, mas eficaz, com uma batida seca e firme. Basta dizer que ele foi chamado por John Lennon para tocar nos dois álbuns da Plastic Ono Band, o dele e o de Yoko, depois do fim dos Beatles. E se é verdade que, em vários de seus discos, Ringo era complementado por outro baterista (geralmente Jim Keltner), isso se deveu muito mais a seus problemas com o álcool do que a suas eventuais limitações. Quando parou de beber, não só assumiu sozinho as baquetas de seus discos, como passou a excursionar em 1989 com sua "All Starr Band", uma ideia genial de reunir músicos famosos numa banda itinerante, variando as formações.

Por outro lado, ninguém nega que ele não é bom cantor. Mas, graças a "uma pequena ajuda de seus amigos", existem algumas maravilhas em sua discografia solo. "Ringo", de 1973, é considerado um clássico, além de ter reunido os ex-Beatles (embora não todos em uma mesma faixa). E assim vale a pena conferir também "Goodnight Vienna", "Rotogravure", "Stop and Smell The Roses", "Old Wave", além, é claro, dos CDs e DVDs da All Starr Band. Outra característica do baterista narigudo é ser uma espécie de unanimidade em simpatia. Como disse ao biógrafo Hunter Davies em 1967, "todas as fãs têm o seu Beatle preferido, mas gostam de mim também, então se você contasse votos do segundo lugar eu seria o mais querido". Foi o único que sempre se manteve amigo de todos os colegas ex-Beatles. E olhem que não faltariam motivos para animosidades (George teve um caso com sua esposa Maureen, por exemplo). Ringo entrou no grupo de última hora, às portas do megassucesso, mas soube assumir o seu papel. Engraçado, carismático, discreto, ele foi o elemento de equilíbrio na química dos Beatles.

Feliz aniversário, Ringo! E obrigado por tudo.