sexta-feira, dezembro 10, 2010

Biografia de David Bowie

Finalmente uma editora brasileira lança uma biografia de David Bowie traduzida para o português. "Bowie, a Biografia", de Marc Spitz, está sendo publicado pela Benvirá, a mesma que já nos trouxe "Eu sou Ozzy", de Ozzy Osbourne, e "Eu Conheci Lennon", de Jerry Levitan. Antes, havia somente o livrinho da Editora Martin Claret, de 1991, um modesto mas muito bem pesquisado trabalho da brasileira Marisa Adán Gil.

Sobre o livro em si, não posso opinar, pois não o li ainda. A edição original em inglês está em uma de minhas muitas pilhas de volumes há cerca de um ano. Talvez alguns pensem: "Você, notório fã de Bowie, não priorizou a leitura dessa biografia?" Acontece que eu já li mais de 20 livros sobre ele (ou seriam uns 30?). O primeiro foi "The David Bowie Black Book", de Miles, que comprei na Feira do Livro de 1983, se não me engano. Continua sendo um dos melhores na combinação de informações com boas fotos. Pena que teve sua última edição atualizada em 1987. O segundo que consegui foi "David Bowie, a Profile", de Chris Charlesworth. E assim começou minha carreira de leitor de livros sobre David Bowie.

As opiniões de que tomei conhecimento sobre o trabalho de Marc Spitz é de que é bom, mas não excepcional. Talvez por isso eu não tenha pressa de lê-lo, embora já tenha garantido o meu exemplar. Se tivessem me pedido uma indicação, eu não titubearia: o melhor livro já publicado sobre David Bowie é "Strange Fascination", de David Buckley. O autor é antigo fã do biografado e teve acesso a pessoas ainda associadas a Bowie, ao contrário de outros escritores que só entrevistaram os "ex". Para informações sobre a obra do cantor, "The Complete David Bowie", de Nicholas Pegg, é imbatível. E, para quem gosta de fotos, a dica é "Bowiestyle".

Mesmo assim, é louvável a iniciativa da Benvirá em prestigiar um artista que está em recesso já há vários anos. Até porque, pensando bem, Bowie não precisa lançar mais nada, nem fazer shows: seu status de lenda já está pra lá de garantido. Depois de Elvis Presley e possivelmente ao lado de Bob Dylan, ele é o solista mais importante da história do rock. Em termos de genialidade e diversificação, sua obra poderia rivalizar com a dos Beatles. E agora os brasileiros poderão conhecer sua história.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Emilio, to sempre lendo teu blog, adoro, queria te perguntar se vc sabe algo a respeito de D.Bowie estar sofrendo de amnesia, tem um video no youtube dizendo isso. Vc tem alguma informação sobre a saude dele atualmente?
o video vc acha: "Im Abgrund des Drogenkonsums" postado por "DiamondDogsMoonage". Obrigado.

11:07 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Não ouvi falar de nada. E também não entendo alemão, desculpe. O que se sabe é que, pelo uso excessivo de cocaína, ele não lembra de anos inteiros da vida dele, lá por 74, 75 e 76, por aí. Tanto que, quando ele incluiu "Here Today, Gone Tomorrow" como faixa-bônus do "David Live", citou como se fosse música dele. Não deve ter lembrado que era uma cover dos Ohio Players. Essa informação (autoria) foi corrigida na edição remixada anos depois.

11:31 PM  

Postar um comentário

<< Home