segunda-feira, dezembro 06, 2010

Fluminense

A vitória do Fluminense no Brasileirão me traz duas lembranças. Uma delas é do Robertão (torneio Roberto Gomes Pedrosa) de 1970, o primeiro campeonato de nível nacional que acompanhei com entusiasmo. O Flu foi campeão e levou o primeiro título brasileiro para o Rio.

A segunda lembrança só poderia ser da semifinal de 1975, no Maracanã. O técnico Didi não estava nem preocupado com o adversário, o Inter. Queria assistir ao vídeo-tape de Santa Cruz e Cruzeiro para analisar o que supunha ser o futuro adversário do Fluminense. E o técnico do Colorado, Minelli, aproveitou esse desdém do adversário para encher os jogadores de brios. Como se sabe, o Inter venceu de 2 a 0 e chegou à final, em que seria campeão brasileiro pela primeira vez.

Nessa época, meu irmão João Carlos morava no Rio e era locutor da Rádio Mundial. Pouco depois do jogo entre Inter e Fluminense, ele leu uma notícia envolvendo o time carioca que terminava assim: "Isso quer dizer que, com a Máquina, vai tudo bem, obrigado". Mesmo sendo gremista, ele não resistiu e deu uma risada logo em seguida, no ar. Como poderia estar tudo bem, depois do jogo contra o Inter?