quinta-feira, junho 23, 2011

Feriado

Não vou trabalhar na sexta-feira, mas não para viajar. É que a escolinha do Iuri fez feriadão, então vou ficar com ele, para dar uma força.

Ontem fui surpreendido ao saber que o Museu de Comunicação estaria fechado pela manhã. Por sorte a vigia me avistou e veio me avisar desse fato inesperado. Imediatamente elaborei um plano B e fui no arquivo da Zero Hora (CDI, como eles chamam). O atendimento que me deram foi nota 10, fui muito bem recebido e ainda me forneceram caneta e papel, que eu não tinha levado. Em compensação, detestei a leitora de microfilmes. A gente tem que pressionar uma engrenagem para a imagem ficar em foco, as letras miúdas em negativo são de difícil leitura e o pior de tudo: o filme fica se deslocando sozinho ou de forma indesejada. Consegui achar uma matéria específica que estava procurando e fiz anotações, pois não teria como levar cópia no mesmo dia, nem fotografar a tela. Mas a imagem em movimento me deixou enjoado, a ponto de embrulhar o estômago e suar frio. A moça, muito atenciosa, ofereceu uma cadeira bem confortável para que eu relaxasse e me recuperasse. Da próxima vez que eu for lá, vou ter que tomar um Engov antes e levar uma garrafinha de água e um Sonrisal no bolso. É que o acervo do Museu está incompleto, existem páginas ou edições inteiras faltando, então com certeza vou querer voltar à Zero Hora mais cedo ou mais tarde.

Por uma irônica coincidência, justamente ontem chegou meu pacote de Mandiopã. Sim, ele ainda existe, embora não se encontre em supermercados. Tem que encomendar diretamente do site. É claro que não me apeteceu comer nenhum, depois do enjoo que tive. Por sorte eu tinha tempo de repousar um pouco mais pela manhã antes de ir trabalhar. Mas em algum momento eu vou me permitir saborear este salgadinho que tem gosto de infância. Que visão maravilhosa é um chip de Mandiopã caindo no óleo e "estufando" instantaneamente. No ano passado, cheguei a comprar uma frigideira com grade especialmente para o preparo desse irresistível "prazer culpado". Sim, porque estou de olho no peso. Mas de vez em quando, em quantidades moderadas, não tem problema. Não preciso preparar um pacote inteiro, posso ir fazendo aos poucos e guardando na geladeira. E também posso dividir um pouco com minha irmã e meus sobrinhos, que iriam adorar. O meu filho não gosta muito.

Já tenho ocupações para hoje, também. Tomei vacina para a gripe no começo do ano, mesmo assim "alguma coisa" me atacou a garganta. Não chego a sentir febre, mas fico meio prostrado. E ainda assim custei a dormir nessa madrugada.

Bom feriado a todos!