terça-feira, setembro 27, 2011

Escurinho

Em que ano teria sido? Talvez 1972? Eu ainda era colorado fanático, de acompanhar todos os jogos pelo rádio e sofrer pelo Inter. Foi anunciado que iria entrar Escurinho no time. O comentarista Lauro Quadros, então na Rádio Guaíba, lembrou de partidas de que o jogador havia participado com resultados favoráveis. E concluiu: "Pode não ser um grande craque, mas é um tremendo pé quente". Em seguida depois de entrar, ele fez um gol. E o narrador, acho que Armindo Antônio Ranzolin, anunciou: "Escurinho Pé Quente!" Estava ratificado o apelido.

Em outra ocasião, no começo de 1974, eu estava na casa do meu irmão quando o cunhado dele, gremista doente, acompanhava os jogos com radinho grudado no ouvido. De repente ele disse: "Gol do Internacional! Adivinha quem e como?" Escurinho de cabeça, é óbvio! Uma curiosidade é que ele raramente começava jogando. Isso fazia parte da mística em torno dele. Em meio ao jogo, uma voz no rádio, geralmente a de Lasier Martins, anunciava: "Vai entrar Escurinho!" E a torcida vibrava. Não era o jogador que estava entrando, era o gol de cabeça.

Escurinho também era músico e chegou a lançar um compacto duplo em 1974 (disco de vinil com quatro faixas), ao qual deu o título de "O Lance" (embora nenhuma das músicas tivesse esse nome). Para ler uma reportagem sobre esse disco, cliquem aqui.

Vi Escurinho caminhando na Avenida Beira-Rio algumas vezes no começo dos anos 90. Parecia saudável. Não se poderia imaginar que seria vítima do diabetes, a exemplo de seu colega de time Sérgio Galocha. Como Sérgio, Escurinho teve que amputar uma perna. E, também como o outro jogador, veio a falecer. A notícia acabou de se espalhar pela Internet. Seu verdadeiro nome era Luiz Carlos Machado. Tinha 61 anos. Neste momento, Pedro Carneiro Pereira deve estar anunciando lá no Céu: "Vai entrar Escurinho..."

Primeiro, deixo um detalhe da Folha da Manhã de 20 de março de 1973 que eu já tinha publicado antes aqui no Blog:


E, por fim, um gol sensacional de Falcão contra o Atlético Mineiro em 1976, com participação decisiva das cabeçadas de Escurinho na jogada ensaiada:

1 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Saudosas memórias.

11:34 PM  

Postar um comentário

<< Home