sexta-feira, outubro 07, 2011

Beijo da Mulher Aranha no Oscar 86

"O Beijo da Mulher Aranha", de Hector Babenco, finalmente está sendo lançado em DVD avulso. Ele já tinha saído nesse formato, mas somente como parte de uma caixa com outros filmes do diretor. Só lamento que, se for edição idêntica à da caixa, está disponível apenas com a trilha sonora original em inglês. Seria interessante que o DVD incluísse também a versão em português, pois os atores brasileiros dublaram suas próprias vozes. No tempo do videocassete, fez-se o contrário: lançou-se a fita VHS exclusivamente em português, para reforçar a ideia de que se tratava de uma produção brasileira. Nos cinemas do Brasil, havia salas exibindo a trilha em inglês, outras em português.

Aproveitando este gancho, resgato de meus arquivos a cobertura do Oscar 86, com destaque para os trechos relacionados ao filme. O vídeo que editei tem 22 minutos e começa com uma entrevista exclusiva de Hector Babenco para Leda Nagle e o crítico de cinema Rubens Ewald Filho no jornal Hoje. A seguir, aparecem os comentários do jornalista Hélio Costa e do mesmo Rubens Ewald Filho antes, durante e depois da transmissão ao vivo da cerimônia. Há também um rápido depoimento da mãe de Sônia Braga. Como se sabe, o único prêmio conquistado pelo filme foi o de melhor ator para William Hurt. Observem que, em seu agradecimento, Hurt diz "saudade" em português.

Deixei de fora o momento em que Hélio Costa anuncia o falecimento de Maurício Sirotsky Sobrinho. Tenho também o noticioso especial que foi ao ar pela RBS ao final da noite, sobre a morte do Diretor Presidente da empresa. Isso talvez eu divulgue em algum momento, mas somente se não for ofensivo à família do jornalista.

Aqui está minha edição do Oscar 86: