quarta-feira, abril 18, 2012

Audiobooks de Larry Kane (Beatles)

Minha escuta de audiobooks durante as caminhadas segue firme. Está na hora de escrever sobre alguns deles aqui no Blog.

O jornalista Larry Kane foi o único a acompanhar os Beatles durante toda a turnê americana de 1964. "Ticket to Ride" revive esse período. Suas memórias (que ele próprio narra) são interessantes, mas sem grandes novidades para quem já leu dezenas de livros sobre o quarteto de Liverpool. Ele tem algumas historinhas curiosas para contar, mas em geral a descrição das viagens do grupo de aeroporto em aeroporto, hotel em hotel, acaba se tornando um tanto repetitiva. De certa forma, é um testemunho que confirma o que eles próprios diziam sobre a rotina das excursões. E as observações do autor sobre a personalidade de cada um dos Beatles também não incluem grandes revelações - ou pelo menos nada que já não tenha sido exposto detalhadamente em outras obras.

Já "Lennon Revealed" é bem mais rico. Em vez de simplesmente colocar sob uma lente microscópica suas impressões específicas sobre Lennon, Kane entrevistou pessoas ligadas ao ex-Beatle. E assim há capítulos dedicados a Cynthia Lennon, Yoko Ono, Stuart Sutcliffe (com base em depoimento de sua irmã Pauline) e May Pang. Ao contrário de "Ticket to Ride", este é um livro que consegue fugir do previsível e apresentar um belo retrato do saudoso músico. Inevitavelmente, Kane relata onde estava e como ficou sabendo da morte de John.
Além dos CDs com a narração, o pacote inclui também um DVD exclusivo com duração de 39 minutos. O autor é entrevistado pelo radialista Andre Gardner, que apresenta o já consagrado programa de rádio "Breakfast with the Beatles". Mas o prato principal é um filme colorido de cerca de 10 minutos contendo o que seria a última entrevista de John e Paul juntos, concedida a Kane em 1968 para divulgar o lançamento da Apple. Mais adiante, aparece também um trecho de um telejornal em 1975 em que Lennon faz a "previsão do tempo" a convite do autor, já então uma celebridade televisiva.

Breve mais audiobooks comentados. Aguardem.