quinta-feira, outubro 25, 2012

Álbuns (LPs/CDs) completos no YouTube

Sou contra a pirataria, mas estou adorando esta tendência de se postarem álbuns completos no YouTube. É a minha chance de conhecer discos antológicos que por algum motivo me escaparam e assim colocar minha cultura musical em dia sem precisar comprar os CDs. Alguns podem argumentar que, se eu procurasse as gravações para baixar em mp3 (ou mesmo FLAC, que não perde qualidade), já poderia estar ouvindo discos "sem comprar" há muito tempo. Mas realmente não me atrai esse ritual de procurar os sites, baixar os arquivos, descompactá-los e ir enchendo meu HD com cópias piratas. Prefiro ir direto no YouTube e colocar as gravações para rodar na hora, como quem escuta um disco emprestado. Se gostar, eu compro o CD depois. Isso, naturalmente, só é possível porque hoje todos temos Internet rápida. 

Além dos álbuns clássicos, existem também as raridades, claro. Neste momento estou conferindo o LP do Chelsea, o grupo do baterista Peter Criss antes do Kiss. Depois vou tentar achar o do Flaming Youth, que era o grupo do baterista Phil Collins antes do Genesis. Dica: basta usar como argumento de busca o nome do disco acompanhado da expressão "full album". Se tiver no YouTube, aparece. Aí, bom divertimento!