sexta-feira, novembro 16, 2012

A volta do Taranatiriça

A volta do Taranatiriça poderia ter tido um público maior no Opinião, mas muita gente enforcou a sexta-feira e fez feriadão. Mesmo assim, deu pra encher a área em frente ao palco com uma turma de faixas etárias bem diversificadas. Fãs da velha e da nova geração cantaram juntos as músicas mais conhecidas da banda.
 
O Taranatiriça começou como um grupo instrumental que chegou a ter Carlos Eduardo Miranda nos teclados. Nos dois LPs que lançou, já estava Marcelo Perna como vocalista. Mas ele entrou para substituir Alemão Ronaldo, cuja voz foi eternizada na gravação de "Rockinho" ("entre na raia e dance esse rock and roll, xará...") da coletânea Rock Garagem, de 1984. Esse LP se tornou uma espécie de pedra fundamental do rock gaúcho dos anos 80 e a faixa do Taranatiriça foi a que mais se destacou, sendo lembrada até hoje. Por esse motivo, entre outros, a formação com Alemão Ronaldo é tão lendária. E é essa que está voltando.
Aí estão o baixista Paulo Mello e o guitarrista Marcelo Truda. Infelizmente o baterista Cau Hafner faleceu em um acidente com para-quedas quando integrava o Cidadão Quem, então foi substituído por Fábio Muscklinho.
O show foi gravado em vídeo para lançamento em DVD.


Alemão Ronaldo estava animadíssimo e com ótimo humor. Anunciou "Fuga da Real", mas foi avisado por Paulo de que a próxima seria "Teresa". Aí o vocalista reclamou que mal estava enxergando o set list, pois havia sido impresso com "letra para jovem".


Uma brincadeira durante a instrumental "Reverber", que eles tocaram em homenagem a Cau Hafner.
As duas músicas mais conhecidas, "Fazê um Bolo" e "Rockinho", ficaram para o final.
Vejam a capa do LP em pleno ar. Ronaldo a segurou antes de sair (e voltar para o bis) mas, ironicamente, ele não participou do disco. Por onde andará o cantor Marcelo Perna, que o substituiu?
Consegui o set list de souvenir. Alemão Ronaldo está certo: as letras são muito pequenas para quem está na "nossa" idade. Além das duas listadas por último, a banda também repetiu a primeira música, "Reunion (Tudo Que Você Sonhou)".

 
A abertura do show com a música citada.
O músico Frank Jorge esteve no Opinião para prestigiar o Taranatiriça.

1 Comments:

Anonymous João Carlos Mendel said...

Infelizmente não consegui ir no show, mas com certeza vou adquirir o DVD deste show, para guardar na minha coleção o que era e é o rock gaúcho dos anos 80. Obrigado Gurizada!!!!
João Carlos Mendel - São Leopoldo / RS

2:31 PM  

Postar um comentário

<< Home