terça-feira, novembro 27, 2012

Novos livros sobre David Bowie

David Bowie está aposentado, mas o interesse pelo trabalho dele não parece ter diminuído nem um pouco. Os 40 anos do antológico álbum Ziggy Stardust servem como gancho para o lançamento de pelo menos mais quatro livros sobre o cantor. Dois deles já estão comigo. 

"Bowie Album By Album" havia sido anunciado originalmente com o título de "Rock'n'Roll With Me", mas o autor Paolo Hewitt acabou mudando não só o nome mas também a fachada. O resultado é um belo volume de capa dura contendo 288 páginas. Atenção: somente os álbuns de estúdio são focalizados. Mas já é uma análise bastante extensa da obra desse músico surpreendente. O nível de apresentação e diagramação é praticamente o mesmo de "Any Day Now" de Kevin Cann (que comentei aqui). E se aquele é mais minucioso nas informações, este abrange toda a carreira de Bowie e não apenas uma fase específica. Mais detalhes no site da editora, incluindo amostras de páginas. Obrigatório para fãs.
O mesmo, infelizmente, não se pode dizer de "David Bowie Style" de Danny Lewis (não confundir com o ótimo "Bowiestyle", de Mark Paytress, lançado no Brasil como "Estilo Bowie"). Este é o típico "livro de fotos", com muitas a cores, de forma que poderá até fazer sucesso nas livrarias importadoras. O texto é mínimo e superficial, servindo apenas como introdução para cada capítulo. Sei que há fãs que a-do-ram esse tipo de conteúdo. Mas aqui há um toque de caça-níquel, em que o autor se serviu do acervo do banco de imagens Getty Images, sem muita criatividade. Até mesmo a qualidade de impressão deixa a desejar em algumas das 130 páginas, em especial no quesito nitidez. Enfim, se são fotos que você procura, vai encontrar. As duas publicações são da Inglaterra.