quinta-feira, abril 11, 2013

Valeu, grande Aníbal!

Acabo de saber da triste notícia: faleceu Aníbal Damasceno Ferreira, aos 80 anos. Grande professor. Grande amigo. Quando eu o conheci, no final dos anos 70, nem sabia do envolvimento dele com cinema. Para mim, ele era o tio de meu amigo Vinícius que também gostava de inglês. Mas o mundo deu voltas e ele veio a ser meu professor na FAMECOS. Alguns alunos se decepcionavam com a aula dele, esperando vivenciar o mundo glamuroso do cinema. Descobriam que, para que acontecesse o brilho, era preciso haver por trás toda uma técnica - nada fácil, diga-se de passagem. Não quebrar o eixo era um desafio inesquecível. Por isso mesmo, quem se interessava de verdade pelo ofício de cineasta aproveitava bastante os ensinamentos dele. É o caso de Carlos Gerbase, que também foi meu professor e sempre reconheceu em Aníbal o seu grande mestre. Como já disse várias vezes aqui no Blog, sempre que eu o encontrava na Rua da Praia, se tivesse tempo, esquecia da hora conversando com ele. Cara inteligente, humano, bom papo. Lenda do cinema gaúcho. Pena que não o encontrei mais vezes. Vai em paz, amigo. 

P.S.: A imagem acima foi capturada por mim do DVD do filme "Os 3 Efes", de Carlos Gerbase, e publicada neste Blog pela primeira vez em 5 de dezembro de 2009. Já constatei que ela está sendo usada em vários sites para ilustrar a notícia do falecimento de Aníbal. Para ver as demais vezes em que ele foi citado no Blog, cliquem aqui.