quarta-feira, junho 18, 2014

Em clima de Copa

Já há bastante tempo não tenho mais o mesmo interesse por futebol que tinha nos anos 70. Mesmo assim, arrependo-me de não ter ao menos tentado conseguir ingressos para os jogos em Porto Alegre. Eu moro perto do Beira Rio, seria facílimo para mim ir até lá.

Hoje pela manhã, estava em dúvida se fazia ou não a minha caminhada. Mas acabei me animando. Fui até a Praça Itália, ao lado do Shopping Praia de Belas, perto do meu antigo endereço. Ali, como ontem, estava parado um helicóptero da Brigada Militar. Só que hoje ele decolou, pousou e subiu de novo. Foi aí que lamentei não estar com minha máquina fotográfica. Valeria a pena até gravar um vídeo. 

Logo surgiu outra novidade que me fez sentir falta da câmera. Em meio à multidão que caminhava pela Av. Borges de Medeiros em direção ao Beira-Rio, surgiu um caminhão de som com um animador falando e cantando músicas num idioma estrangeiro. Em torno do veículo, um grupo dançava e cantava junto, com entusiasmo. Eram holandeses. Quem diria: no meio de Porto Alegre, um pedacinho da Holanda se movimentava em direção ao estádio. 

Depois de fazer meu exercício por uma hora, passei no supermercado. Saí pela Av. Getúlio Vargas, carregando minhas sacolas. De repente, avistei outra turma de torcedores, vestidos de verde-amarelo, saindo de um pub. Seguiram por um bom tempo na mesma direção que eu. Bebiam cerveja e cantavam: "Olé olé olé olé... we are Aussies!" Dessa vez eram australianos, sorrindo e acenando com simpatia a todos na rua. Alguns portoalegrenses pediam para tirar foto com eles. Ao entrar na Barbedo, ainda me virei para um deles e disse "g'day mate", mas falei baixo demais. Ninguém ouviu.

Bonito esse congraçamento. Fico feliz de ver essa troca de boas energias entre povos de diferentes países. Tomara que continue assim. Sobre o jogo de ontem, achei que o México fez por merecer o empate fora de casa, pela persistência e espírito de equipe que demonstrou. Nunca estive no país deles, mas quem já foi garante que eles têm um carinho imenso pelos brasileiros. Pois espero que tenha sido correspondido aqui.

1 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Pois é. Estou achando este clima de Copa ótimo!
Também vi os helicópteros da Brigada. Uma verdadeira esquadrilha no domingo: 3. Um que estava pousado no Marinha eu vi e fotografei.
Pena que a área de exclusão para quem não tenha ingressos comece no viaduto Dom Pedro I. Eu gostaria de ter ido até mais próximo do estádio.
Grande araço;

8:42 PM  

Postar um comentário

<< Home