sexta-feira, julho 04, 2014

Denise Tonon no domingo à tarde

Neste domingo, dia 6, às 17 horas, no London Pub & Bistrô (Rua José do Patrocínio 964, em Porto Alegre), tem apresentação da cantora Denise Tonon acompanhada de Jorginho do Trompete e do tecladista Paulo Pinheiro. O show se chama Domingueira Jazz e também inclui MPB e clássicos da Bossa Nova. 

Conheci Denise em 1979, quando sua carreira ainda nem tinha começado oficialmente. Ela tinha 15 anos e já cantava com perfeição. No ano seguinte, venceu o concurso de composição "A Canção Brasileira" com "Noite de Verão", até hoje uma de suas melhores músicas. No mesmo ano, foi uma das quatro premiadas na Guarita da Canção, em Torres. A partir daí teve início uma trajetória dividida entre a noite e festivais. Além de vitórias como compositora, só vi Denise perder uma vez na categoria "melhor cantora feminina", no caso, para Susana Maris. Mas foi uma exceção. Em todas as outras ocasiões, o prêmio foi dela.

Em 1989, apresentou no Teatro de Câmara o antológico show "Gata Vadia". Em seguida, passou uma temporada em São Paulo, depois viveu por sete anos em Portugal. De volta a Porto Alegre, ela se reencontra com seu mais antigo e fiel público. Sua mãe Elayne, falecida recentemente, era amiga de meus pais. Sua irmã Cláudia também tem ótima voz e chegou a cantar por um tempo no saudoso Le Club, no final dos anos 80. Denise e Cláudia fizeram backing vocal para Dante Ramon Ledesma em "América Latina". Mas apenas Denise se manteve firme na carreira artística. Agora só falta o CD, já que seus únicos lançamentos em disco foram faixas isoladas em LPs de festivais.