terça-feira, dezembro 30, 2014

Paulo Sant'ana não é racista

Se Paulo Sant'ana se expressou mal em sua crônica sobre Punta del Este, paciência. Mas quem acompanha o trabalho dele desde os anos 70, como é o meu caso, sabe que ele não é racista. Ele sempre se descreveu como "mulateiro" (homem que gosta de mulatas), já foi casado com uma negra e se identifica por demais com as pessoas humildes de todas as raças. Até agora, só detectei uma característica que depõe contra sua índole: o fato de ser gremista. Mas até isso uma amiga minha já definiu como um "defeito perfeito".

Mas existe um episódio que eu gostaria de relembrar. Em 1977, na eleição de Miss Passo Fundo, os votos davam a vitória à mulata Apelonice Lima. Mas o presidente do júri forçou a barra para que ela ficasse em segundo lugar. Só que um dos jurados era justamente Paulo Sant'ana, que já tinha uma vitrine de destaque tanto em jornal quanto televisão. E aproveitou essa posição privilegiada para escancarar o episódio flagrante de racismo. Isso foi amplamente divulgado na imprensa de todo o Brasil.

Vejam neste vídeo a história de Apelonice (em 1:46 aparece o nome de Paulo Sant'ana, citado em matéria da época).

1 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Acredito que o Paulo Santana não seja mesmo racista, e mesmo que não escreveu o que escreveu com intuito racista.
Mas que foi uma bela pisada na bola, foi.
Em outro lugar na rede, alguém comentou que as teorias de comunicação informam que a interpretação da mensagem não depende apenas do emissor, mas também do receptor.
E parece que faltou um editor ao lado do Santana para dizer "olha, Santana, isso pode dar m..."
Ele é reincidente. Quando do mais recente incêndio do Mercado Público, sugeriu botar abaixo o resto da construção centenária, para que fosse construído um moderno centro comercial com estacionamento. Depois disso, disse que estava brincando, mas aí já tinha morrido o Neves, e o Santana tinha recebido as mais diversas e desaforadas respostas, e sido xingado diversas vezes.
Como eu disse, talvez ele precise de um editor trabalhando mais de perto.
Em todo caso, parabéns pela defesa dele, quando muito gente na rede tende a achincalhá-lo.
Abraço

9:00 PM  

Postar um comentário

<< Home