quinta-feira, fevereiro 26, 2015

O calendário

Todos os anos, circula pela Internet uma mensagem de que o mês _________ (preencha a lacuna) terá cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos. Até aqui, tudo bem. Mas logo a seguir vem a informação de que isso só ocorre uma vez a cada 823 anos. E que os chineses chamam a isso de "bolso cheio de dinheiro". Logo, seria um ano propício para enriquecer. 

Ora, basta ter um pouquinho de raciocínio lógico e pensar rápido: quantas vezes seu aniversário caiu num sábado? Isso é relativamente fácil de lembrar, pois foi o dia perfeito para fazer uma festa. Mais de uma vez, com certeza. Ou então: quantas vezes em sua vida você viu a azarada combinação da sexta-feira 13 num mês de agosto? Ora, como é possível uma disposição de dia de mês e de semana só se repetir a cada 823 anos? Bobagem total!

Mas, no ano passado, descobri uma curiosidade verdadeira em relação ao calendário. Pena que a descoberta me saiu cara. Como divulguei amplamente aqui no Blog, estive em São Paulo em fevereiro de 2014. Participei da sessão de autógrafos do livro "1973, o Ano que Reinventou a MPB" e assisti à exposição de David Bowie no MIS. Meu retorno foi no dia 7, uma sexta-feira. À noite, já estava com meu filho em Porto Alegre. Mas tive um susto. Quando fui retirar minha passagem reservada no terminal do Aeroporto de Congonhas, nada apareceu. Mas como? Meu tíquete de reserva mostrava claramente dia 7, sexta-feira. Dirigi-me ao atendente para verificação. Sim, o número do dia estava certo, o dia da semana estava correto... mas eu havia feito reserva para março! Tive que comprar uma nova passagem, sem preço promocional. Depois soube que meu sobrinho Ricardo passou por martírio semelhante.

A causa da falha, obviamente, foi distração na hora de fazer a reserva on-line. Mas isso foi propiciado, entre outras coisas, pelo fato de que os meses de fevereiro e março tinham os primeiros 28 dias da semana coincidentes. Neste ano, acontece novamente. Aí me dei conta: isso sempre ocorre em anos não bissextos. Como o mês de fevereiro tem exatas quatro semanas, março começa no mesmo dia da semana que o dia 1º do mês anterior. E assim os calendários seguem iguais até, obviamente, o dia 28. Portanto, qualquer reserva de data em fevereiro ou março de ano não bissexto deve ser feita com cuidado redobrado. Não podemos nos basear unicamente na combinação dia numérico/dia da semana.