quarta-feira, fevereiro 25, 2015

Yes para ver em casa

Já virou praxe o Yes lançar pelo menos um registro em vídeo para cada uma de suas turnês. A videografia da banda inglesa é extensa e mereceria uma minuciosa passagem em revista. Like it is, disponível em CD+DVD e também em Blu-ray, foi gravado na terra natal do grupo, na cidade de Bristol, em 11 de maio de 2014. A banda é a mesma que esteve em Porto Alegre no ano anterior (vejam minha cobertura aqui) e apresentou três álbuns clássicos na íntegra. No caso, o lançamento inclui apenas as execuções de Going for the One e The Yes Album, ficando de fora o ótimo Close to the Edge. Cada um dos dois CDs inclui o repertório original de um dos LPs. O som do DVD e do Blu-ray está apenas em estéreo (2.0) e não em 5.1. Mas é de boa qualidade, assim como a imagem de alta definição.


Os fãs mais radicais se recusam a aceitar outro cantor no Yes que não Jon Anderson. Mas convenhamos que seu xará Jon Davison o substitui à altura, com muito mais personalidade e vigor interpretativo do que o clone anterior, o canadense Benoit David.
O baixista Chris Squire, dono da marca Yes, continua sendo um dos baixistas mais geniais e criativos do rock.
O guitarrista Chris Squire sempre sério e compenetrado.
Alan White tinha 64 anos na data desse show e não parece mostrar sinais de fadiga na bateria.
Tive a impressão de que o tecladista Geoffrey Downes é o que menos aparece nas tomadas desse vídeo. Às vezes a câmera dá close em seus dedos, mas os outros ganham mais destaque. Sua volta ao grupo aconteceu por acaso em 2011, quando o Yes decidiu resgatar músicas que estavam engavetadas desde 1980. Justamente naquele ano, ele e seu ex-colega de Buggles, o vocalista Trevor Horn, pertenciam à formação. Horn voltou como produtor (ofício que adotou ainda nos anos 80) e Downes retomou seu lugar nos teclados. Ele também é lembrado como membro fundador e co-autor dos grandes sucessos do Asia.