sexta-feira, abril 17, 2015

O que faltava na série "Batman"

Colecionadores em geral são detalhistas, observadores e exigentes. Reclamam com veemência se uma música é relançada em CD com dois segundos a menos ou alguma alteração sutil na mixagem. Pois o mesmo vale para o mercado de vídeo. Em novembro do ano passado, finalmente a série "Batman" de 1966/67 saiu em DVD e Blu-ray. Mas imediatamente os aficionados observaram pequenas omissões. Arrisco dizer que a Warner talvez soubesse dessas falhas mínimas, mas as considerasse desprezíveis. Afinal, os episódios já foram reapresentados com pequenas alterações em momentos diversos. Seria normal que algum pormenor escapasse. Mas não para os fãs da série. Esses esperavam uma restauração completa e definitiva. Em resposta ao clamor, foram confeccionados novos disquinhos para envio aos compradores. Recebi os meus hoje - dois blu-rays. Tive que informar o código de barras e o número da edição limitada para solicitá-los.
O que estava faltando? Vejam acima, no menu do disco 1 de reposição. Ao final de cada história, deveria aparecer uma chamada para o vilão da aventura seguinte.  Mas algumas faltaram e, claro, os colecionadores chiaram. Pois o item "Next Week's Villains" contém esses curtíssimos trechos em sequência, somente para os episódios que os haviam omitido. "Batman's Amazing Arsenal" é um anúncio de que, no próximo programa, serão introduzidos o Batciclo (motocicleta), a Batlancha e o Batcóptero. "Season 1 Rebroadcast Promo" é um comercial da reprise do primeiro episódio.
Aqui, as imagens exclusivas do menu adicional.

Mas não só isso. Na abertura do primeiríssimo episódio, contra o Charada, os fãs sentiram falta de uma narração que se deveria ouvir logo no começo, na cena acima. Ela foi restaurada no Blu-ray substituto. Mas vale a pena guardar o anterior (que não precisa ser devolvido), pela curiosidade. Assim, ficam as duas opções: com ou sem voz no começo.
Por fim, o episódio de Marsha, a Rainha dos Diamantes, deveria terminar com esta cena em que a "Tia Hilda" se regenera e troca o ofício de fabricante de poções mágicas pelo de professora de culinária. Mas, de fato, não havia sido incluída na primeira edição em vídeo. O disco de substituição repõe as imagens faltantes ao episódio.
Situações como essas são duplamente reconfortantes: asseguram que nós (eu, você, nossos amigos colecionadores) não estamos sozinhos nessa aparente obsessão em querer que nada fique de fora em um relançamento. E também é uma boa notícia que as empresas, ao menos no exterior, sejam sensíveis às reclamações do consumidor a ponto de confeccionar e enviar gratuitamente os produtos corrigidos.

Vejam também: Série "Batman" em Blu-ray

1 Comments:

Blogger Eduardo Chittolina said...

um cara de SP especializado em dioramas está fazendo a batcaverna pra mim na escala 1/18 ME AGUARDE.

5:34 PM  

Postar um comentário

<< Home