quinta-feira, maio 14, 2015

Kleiton & Kledir em CD, DVD, palestras e shows

Certas ideias são como "Ovos de Colombo" esperando que alguém os coloque em pé. E às vezes a lampadinha acende ao mesmo tempo em mais de uma cabeça. A fotografia foi inventada em três lugares diferentes, entre eles o Brasil, embora não por um brasileiro. Polêmicas nacionalistas à parte, pode-se dizer que ocorreu o mesmo com o avião. E com a maquiagem dos Secos e Molhados e do Kiss, como este Blog já demonstrou.

Enfim, quando Kleiton e Kledir, a partir de uma parceria com o saudoso Caio Fernando Abreu, decidiram gravar um CD com letras de escritores gaúchos, acabaram elaborando um projeto semelhante ao do músico Rogério Ratner. O da dupla se chama "Com Todas as Letras" e o de Rogério, "Canções para Leitores". Inclusive três parceiros constam nos dois trabalhos: Martha Medeiros, Fabrício Carpinejar e Letícia Wierzchowsky.  Rogério convidou vários intérpretes para fazer participações especiais e os irmãos Ramil chamaram Adriana Calcanhoto para cantar em uma das faixas. O CD/DVD de Kleiton e Kledir já deve estar chegando às lojas, enquanto o álbum de Rogério, por enquanto, está disponível apenas no YouTube.

Uma diferença no trabalho de Kleiton e Kledir está no processo inédito pelo qual as composições foram elaboradas. Primeiro, a dupla visitou os escritores para saber de suas preferências musicais. Num segundo momento, Kleiton compôs melodias conforme as predileções de cada um e as repassou aos parceiros respectivos. Por fim, com as letras prontas, coube a Kledir fazer as devidas adaptações para que os versos encaixassem nas linhas melódicas. Assim, as dez faixas resultantes não foram poemas musicados, mas canções inteiramente novas para as quais os literatos tiveram que criar letras de música

Kleiton e Kledir estão no Rio Grande do Sul para divulgar o novo disco com uma série de palestras e shows. Confiram a agenda abaixo:


PORTO ALEGRE
- 15 maio - bate-papo - foyer do Theatro São Pedro (entrada franca)
- 16 e 17 maio - shows - Theatro São Pedro
SÃO LEOPOLDO
- 18 maio - bate-papo - Teatro Municipal de São Leopoldo (entrada franca)
- 19 maio - show - Teatro Municipal de São Leopoldo 
NOVO HAMBURGO
- 20 maio - bate-papo - Teatro Municipal de Novo Hamburgo (entrada franca)
- 21 maio - show - Teatro Municipal de Novo Hamburgo