segunda-feira, setembro 14, 2015

Outra comemoração atrasada

Não foi só o aniversário de 11 anos do Blog que eu esqueci de registrar no mês passado. Faço muitas coisas, mas se hoje posso dizer que tenho um currículo no jornalismo musical, tudo começou em agosto de 1995, há 20 anos. Ainda lembro da emoção de receber o exemplar de nº 17 do International Magazine, jornal de música do Rio de Janeiro, contendo minhas primeiras colaborações. Eu tinha mais de 30 anos e praticamente nenhuma bagagem além da Faculdade e alguns textos genéricos publicados na Folha Encruzilhadense. Depois de uma carta e uma conversa por telefone com o editor Marcelo Fróes, teve início mais essa atividade em minha vida.
Aproveito para mostrar também as edições em que eu fui responsável pela matéria de capa. Em 8 de janeiro de 1997, David Bowie completou 50 anos. Escrevi a biografia dele para o número 34, que saiu em março daquele ano. Quando o próprio cantor veio ao Brasil em outubro e novembro, fiz com que esse exemplar chegasse às mãos dele, levado pelo assessor Alan Edwards. Alan me disse que Bowie mostrou a foto a sua esposa Iman e comentou: "Olhe este cabelo, não acredito que você casou comigo com um cabelo assim!" Essa imagem é de 1985, do Live Aid.
Em 1999, Bowie estava promovendo seu novo CD, hours... Marcelo Fróes o entrevistou por telefone com perguntas minhas e eu redigi o texto final. O jornal saiu em janeiro de 2000.
Por fim, em dezembro de 2004, tive o privilégio de escrever sobre a caixa de CDs de Roberto Carlos dos anos 60. Inclusive, fui um dos primeiros no Brasil a receber o material e com certeza o primeiro em Porto Alegre. Meu texto foi reproduzido no Portal da Jovem Guarda e pode ser lido aqui.

O International Magazine parou de circular em 2009, mas foi minha melhor e mais constante vitrine como jornalista. Até hoje, de vez em quando, aparece gente dizendo que lia meus textos. Bons tempos.