sexta-feira, setembro 04, 2015

Phil Collins imitando Pery Souza

Phil Collins está dando início a uma série de relançamentos de seus álbuns da carreira solo em CD. Cada disquinho virá com um CD bônus e trará uma nova capa em que o rosto atual de Phil reproduz a mesma pose da capa original. Os dois primeiros a sair nesse formato serão Face Value, de 1981, e Both Sides, de 1993. Ambos virão numa caixinha intitulada Take a look at me now, frase tirada de um de seus sucessos, "Against all odds".
A ideia das fotos novas está dividindo opiniões. Em geral, os fãs acharam o conceito bastante criativo para promover os CDs, mas prefeririam que as imagens atuais viessem dentro dos encartes e não na fachada, em substituição às capas originais. Afinal, é o jovem Phil quem canta nas gravações. De qualquer forma é um relançamento que está sendo bastante aplaudido e aguardado. A Amazon anuncia que a caixinha com os quatro CDs (incluindo os bônus) estará disponível no dia 6 de novembro. Para quem lembra quando, em 1975, muitos duvidavam que Phil Collins conseguisse substituir Peter Gabriel como vocalista do Genesis, o fato de o baterista ainda ter inventado uma carreira solo de sucesso é motivo de admiração. Phil é, sem dúvida, um vencedor.
Vale lembrar que a ideia das "capas atualizadas" não é inédita. O músico gaúcho Pery Souza já a tinha utilizado em 1998, quando relançou em CD o seu primeiro LP, de 1984. Ele apenas fez uma pequena alteração na forma como exibiu a imagem original, invertendo a impressão e mudando o pano de fundo. Mas a foto na contracapa do encarte é a mesma do vinil. E, na capa, aparece Pery 14 anos depois.  
Dois anos antes de Pery, outro gaúcho, Nélson Coelho de Castro, também usou uma foto atual para relançar seu disco de 1981, mas com um toque diferenciado: posou segurando a capa do LP original.