sábado, novembro 21, 2015

De novo no Paula Soares/Pio XII

Ocorreu ontem o terceiro encontro de ex-alunos do extinto Colégio Pio XII, que funcionava no mesmo prédio do Paula Soares à tarde e à noite. A festa, como sempre, foi no salão da escola, na parte de baixo. Mas, quando eu cheguei, somente o portão de cima estava aberto e foi por lá que eu entrei. Tive a emoção de descer as escadas, percorrendo mais uma vez aquele ambiente do meu passado.
Este é o professor Napoleão, de Educação Física. Lembro de ter sido aluno dele em 1976, se não sou traído pela memória. As aulas dele eram pela manhã, no Centro Esportivo do Menino Deus - o mesmo que frequento hoje, embora esteja bastante modificado. Eu também aproveitava as manhãs para o curso de inglês, no Cultural, então o Napoleão permitia que eu chegasse mais tarde e me passava as atividades. Professor exigente, mas justo. Gente boa. Colocava apelidos em alguns alunos para chamar a atenção das falhas nos exercícios. Eu escapei, mas até hoje lembro do Meia Taça e do Dez Pras Duas (o saudoso João Luiz Bernardi Ferreira, que tinha os pés em "v"). Na aula seguinte ao Conselho de Classe o Napoleão levava as anotações para puxar a orelha de cada aluno pelas matérias em que tinha ido mal. Mas tudo num clima amistoso.
Fui um dos últimos a sair, junto com as moças que organizaram o evento, então aproveitei para subir no mezanino do salão, onde tive aulas de artes manuais. Durante a festa a porta ficou fechada, mas no final ela foi aberta, então lá fui eu revisitar mais essa parte do meu passado.


Quem quiser ver mais fotos do colégio pelo lado de dentro pode conferir a postagem que eu fiz em 2013, na primeiro encontro de ex-alunos. É só clicar aqui. A julgar por mais uma edição de sucesso (mesmo com a proibição de bebida alcoólica, novidade de última hora que pegou a comissão organizadora de surpresa), tudo indica que este evento vai se tornar parte constante do calendário de novembro em Porto Alegre. Parabéns aos que tiveram a iniciativa. Se aparecerem outras fotos minhas tiradas por colegas, eu as acrescentarei aqui (se passarem pelo meu controle de qualidade).
P.S.: Aqui estão fotos da festa tiradas por nossa amiga Ana Cláudia.
 Desculpem estar de costas...
Leia também:

2 Comments:

Blogger Prof. Ediles said...

Que joia! Fui aluna no Colegio Paula Soares. Meu último ano na referida escola foi 1987.Gostaria de encontrar ou somente saber, algo de alguem daquela época.

5:31 PM  
Blogger ALESSANDRA said...

Eu entrei na escola como aluna do 3°ano do 1°grau, hoje fundamental. Minha professora era Maria Aparecida. Estudei lá até 1993.

1:06 PM  

Postar um comentário

<< Home