segunda-feira, dezembro 14, 2015

Podcast em inglês sobre álbum brasileiro do Kiss

Há alguns dias, fui alertado por meu amigo americano Chris Karam, fã do Kiss, de que a dupla que faz o podcast do site "Kisstory Science Theatre" estava tentando entrar em contato com fãs brasileiros. Imediatamente, ofereci meus préstimos. Eles queriam informações sobre o álbum duplo "O Rock de Kiss", que foi lançado em 1984 exclusivamente no Brasil. Transmiti tudo o que sabia sobre o assunto. Expliquei que era parte de uma série que também focalizou outros artistas, como Eric Clapton e Rod Stewart. Acrescentei que o lançamento de coletâneas exclusivas em álbum duplo era uma prática comum no Brasil nos anos 70 e 80 e citei o exemplo das séries "A Arte de" e "A Popularidade de". Eles disseram conhecer uma edição dupla em CD e questionaram se seria um bootleg. Respondi que sim, com certeza, pois essas compilações brasileiras que chegaram a sair em CD foram reduzidas a um único disquinho, com menos faixas. E, cá entre nós, se "O Rock de Kiss" tivesse saído em CD no Brasil, eu saberia. 

Pois bem: o podcast de Adam e Des sobre o álbum brasileiro já pode ser ouvido aqui. Eles citam meu nome e algumas das informações que lhes dei. É curioso que eu lembro quando a coletânea foi lançada - eu a vi na saudosa King's Discos, em Porto Alegre - mas não me interessei em comprá-la. Em 1984 eu já dispunha de uma renda razoável que me permitiria adquirir discos apenas para colecionar (considerando que eu já tinha todas as faixas de "O Rock de Kiss" nos LPs originais), mas dispensei esse título. Hoje me arrependo, pois virou uma raridade internacional. Os colecionadores de todo o mundo acham estranhíssima a capa - mostrando a rara formação com Mark St. John na guitarra - e mais ainda a seleção de faixas. Adam e Des gastam longos minutos analisando a escolha de cada música, qual teria sido a motivação, que outras opções ficariam melhores, mas minha opinião é de que não houve exatamente um critério. Ainda assim, eles se detêm até mesmo a fazer uma estatística de quantos vocais solo coube a cada integrante.

Uma das dúvidas que eles me colocaram foi se a coletânea Double Platinum, original de 1978, foi lançada no Brasil em vinil. Respondi que não, somente em CD, nos anos 90. Então eles concluem que a ausência desse álbum duplo pode ter sido um incentivo extra para a gravadora dar aos fãs brasileiros um lançamento como "O Rock de Kiss". Uma informação errada que eles divulgam é de que o LP Killers não teve edição brasileira. Teve e já acrescentei essa retificação na página do Kisstory Science Theatre no Facebook, inclusive comprovando com imagens. Uma suposição igualmente errônea que eles fazem é de que não muitos discos originais do Kiss tenham saído no Brasil nos anos 70. Também já fiz a correção no Facebook, já que todos foram lançados menos Double Platinum, mas expliquei que ficavam pouquíssimo tempo em catálogo.