sexta-feira, fevereiro 05, 2016

Feriadão chegando

Carnaval, pra mim, é sinônimo de feriadão. Vou passar os quatro dias com meu filho, que já está aqui.

Aos poucos, a cidade de Porto Alegre vai se recuperando do caos da sexta-feira anterior. Meus trajetos preferidos de caminhada estão prejudicados pelos entulhos de árvores que foram amontoados nas calçadas. Pelo menos liberaram as ruas para trânsito dos carros. Para complicar ainda mais a situação, ontem caiu uma chuva torrencial que alagou tudo. Aliás, hoje, finalmente, localizei um antigo texto do Luis Fernando Verissimo que vinha procurando há tempos. É de 2010. Ele critica o despreparo das cidades para as chuvas, como se fosse um fenômeno inédito e totalmente inesperado. De quebra, faz uma observação bastante sugestiva e pertinente de que o brasileiro não aprende com os precedentes. Pode ser lido aqui.

Por falar na sexta-feira passada, foi naquela noite (antes de faltar luz, obviamente) que encontrei o CD de David Bowie, Blackstar, na Saraiva do Shopping Praia de Belas. Comprei na hora. Enquanto voltava para o estacionamento com meu filho, percebi que estava cumprindo pela última vez um ritual que tantas vezes repeti em minha vida: trazendo para casa o novo álbum de David Bowie. Sim, haverá diversos lançamentos póstumos, com certeza. E todos nós torcemos para que finalmente saiam vídeos e gravações inéditas que há muito esperamos. Mas o último CD "de verdade" do Bowie é este. Um trabalho interessante, experimental, como foram Low, "Heroes", Buddha of Suburbia e Outside. E, de fato, como registrado em várias críticas, as letras trazem referências inequívocas à morte do cantor. Ao guardar segredo sobre seu câncer, Bowie manteve sua tradição de "surpreender" os fãs. E conseguiu fazer de seu momento final uma espécie de "último ato" do lançamento do CD. 

Mas a vida continua. Recebi hoje um e-mail anunciando CD novo dos Monkees, com Michael Nesmith na formação. Vai ter turnê, também, mas somente com Micky Dolenz e Peter Tork, como foi no ano passado. Mês que vem tem show dos Rolling Stones em Porto Alegre. O guitarrista Bruce Kulick, ex-Kiss, também virá na mesma época. Ele deve ser gente boa, pois tem o mesmo aniversário que eu. Grande sagitariano!

Bom feriadão a todos!