sábado, fevereiro 20, 2016

Temporais, camaleões, etc.

No começo dos anos 80, em meus 20 e poucos anos, tive uma camiseta com a estampa acima. Eu me identifiquei bastante com esta imagem e adorei a mensagem. Será mesmo verdade o que ela diz? Bem que eu queria acreditar.
-*-
Quarta-feira à noite eu estava indo de carro para o Shopping Praia de Belas bem na hora em que caiu um temporal bastante ameaçador. O vento forte deixou a todos com receio de que viesse um repeteco do caos da noite de 29 de janeiro. Como o trajeto é curto para mim, logo cheguei ao estacionamento, sem problemas. E a tempestade foi rápida. Mas chegou a assustar. Dentro do Shopping, a área central foi temporariamente isolada, pois havia risco de queda de vidros do alto. Felizmente, logo tudo se normalizou. Em minha casa, pelo que pude monitorar por telefone, não chegou a faltar luz.
-*-
Em dezembro de 2008, comentei aqui sobre o lançamento da caixa "Camaleão", de Ney Matogrosso. Ela incluía os primeiros 16 álbuns da carreira solo do cantor em CD e uma interessantíssima coletânea de raridades. Mas os três primeiros discos, que saíram originalmente pela Continental, haviam sido tirados de vinil, pois não se localizaram as fitas. Pois agora está sendo lançada outra caixa do Ney contendo apenas os seis primeiros LPs convertidos para CD. Chama-se "Anos 70" (embora o sexto álbum seja de 1980). Quem já tem a outra precisa desta? Eu diria: cabe a cada um decidir. Mas há alguns diferenciais: desta vez os três primeiros álbuns foram digitalizados a partir das fitas, finalmente localizadas. E Bandido, de 1976, traz como faixa-bônus a versão de "Pra Não Morrer de Tristeza" que apareceu no LP da trilha sonora da novela "Saramandaia". O disco da novela chegou a sair em CD mas, estranhamente, não incluiu essa faixa. Bandido também acrescenta as duas gravações do compacto com Fagner, que na caixa "Camaleão" se encontravam na compilação de faixas raras. 
-*-
Por falar em "Camaleão", resolvi agregar à minha coleção de David Bowie um item de 1981 que eu nunca tinha adquirido: a coletânea Changestwobowie. O disco saiu somente pela RCA e nunca foi relançado. Não comprei na época pelo simples fato de que já tinha todas as músicas em LPs diversos. Quer dizer, menos uma: "John I'm Only Dancing (Again)", que viria a conseguir em outro disco. Mas achei que era hora de preencher essa lacuna. O álbum está fora de catálogo, mas não é tão difícil de conseguir via Amazon. Optei pela edição em CD, que é talvez mais rara do que o vinil, pois saiu bem depois e ficou pouco tempo em catálogo. Mas fiz a escolha não pela raridade, mas porque, atualmente, o CD é meu formato padrão para música. Se eu achar o LP nacional por bom preço em algum sebo ou brique, posso aproveitar a chance, também. 
-*-
Quero voltar a fazer digitalizações em vídeo, tanto da TV quanto do meu acervo de fitas VHS. Infelizmente o controle remoto do meu gravador de DVD Pioneer parou de funcionar há bastante tempo. Hoje existem boas opções de placas de captura de vídeo. Estou analisando preços e recursos de alguns modelos. Já sei que vou precisar de um HD externo e, se quiser gravar em DVD, terei que usar o computador. 
-*-
Bom fim de semana e bom fim de horário de verão a todos!