sexta-feira, março 25, 2016

Sexta-feira Santa

Como Cristão, esta é a melhor mensagem que posso deixar a todos nesta Sexta-feira Santa. E aproveito para republicar um texto de minha irmã que foi postado no site Espaço Vital em 2005:


O significado do crucifixo nas salas de audiência
 
Por Maria Beatriz Dreyer Pacheco,
advogada

A propósito da discussão sobre a presença de crucifixo nas salas de audiência, tenho um fato que acho relevante para sinalar. Meu saudoso pai, Ivéscio Pacheco, era magistrado. E quando assumiu, fez questão de me explicar o significado do crucifixo na sala de audiência.

Segundo ele, o crucifixo deveria ficar, sempre, na parede à frente do magistrado, não como símbolo religioso, como pretendem os mal-informados magistrados citados na notícia, mas "para lembrar um dos maiores erros de julgamento que a história já narrou"!

Assim, seria interessante que os atuais magistrados que questionam a presença deste elemento na sala de audiência buscassem na história do Judiciário o seu real significado. Por eu ter pouca idade à época em que isto me foi falado por meu progenitor, não posso recordar se esta exigência era apenas histórica ou decorrência de alguma norma legal própria, que trazia em sua exposição de motivos a razão primeira desta presença nas salas de audiência. Falem os historiadores...



Desfrutem do feriadão, mas sem esquecer o significado da data de hoje.