sexta-feira, maio 06, 2016

Ace Frehley voltando às origens

Gravar covers é um recurso a que artistas veteranos às vezes recorrem quando o seu público já não se entusiasma com discos de inéditas. Se o resultado é bom, a gente até perdoa o comodismo. Ace Frehley, ex-guitarrista do Kiss, sabe fazer um rock and roll de alto nível, quando quer. Em seu novo CD, Origins Vol. 1, ele homenageia suas "origens" ao regravar clássicos do Cream ("White Room"), Rolling Stones ("Street Fighting Man"), Jimi Hendrix ("Spanish Castle Magic"), Led Zeppelin ("Bring it on Home"), entre outros. Há também músicos célebres convidados. Sem dúvida a participação de mais destaque para os fãs é a de Paul Stanley, ex-colega de Ace no Kiss, cantando em "Fire and Water", do Free. Não por acaso, é a música de trabalho do CD, com direito a clip. Lita Ford divide os vocais em "Wild Thing", dos Troggs, e o baterista Scot Coogan canta em alguns trechos de "White Room" e "Bring it on Home". 

Uma sacada interessante de Ace foi incluir duas músicas de sua autoria do tempo do Kiss, mas que eram interpretadas originalmente por Gene Simmons. Nos primeiros álbuns do grupo, Ace compunha, mas não cantava. Então aqui estão, pela primeira vez, gravações de estúdio de "Parasite" e "Cold Gin" na voz do próprio autor. Uma surpresa é a releitura de "Rock and Roll Hell", de Gene Simmons, lançada em 1982 no álbum Creatures of the Night, do Kiss. Como se sabe, Ace aparece na capa daquele disco, mas não toca em nenhuma faixa. Já estava fora do grupo, embora não oficialmente. Então é curioso que tenha escolhido justamente essa para homenagear sua velha banda. 

Eu arriscaria dizer que algumas execuções ficaram até melhores do que os originais, mas sem citar nomes, para não incorrer na ira dos puristas. O que importa é que é um ótimo CD de hard rock. Ace optou por uma fórmula segura, que garante boas vendas junto aos velhos fãs, então todos ficarão satisfeitos.