terça-feira, outubro 18, 2016

Ivan Lins e Geraldo Flach: lançamento do CD

Estive hoje no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, para o coquetel de lançamento do CD Muito Bom Tocar Junto, de Ivan Lins e do saudoso pianista gaúcho Geraldo Flach, falecido em 2011. São gravações ao vivo realizadas em 1990, 1998 e 2009 na capital gaúcha. O lançamento é do selo Discobertas, do carioca Marcelo Fróes, que se fez presente no evento e foi quem me convidou. Ângela Flach, viúva de Geraldo, conseguiu aproveitar a vinda de Ivan Lins para a Festa Nacional da Música e organizar esse encontro.
 Eu e Marcelo Fróes, em selfie tirada com o celular dele.

 O músico gaúcho Luiz Carlos Borges (de chapéu) foi um dos convidados.
Ivan fez um breve discurso lembrando de sua amizade com Geraldo (desde 1968, segundo o texto do encarte do CD). Chegou a chorar em alguns momentos ao rememorar o apoio que o tecladista gaúcho lhe deu no momento da separação de sua primeira esposa. Segundo ele, a música "O Voo da Águia", última faixa do CD, foi composta por Geraldo lembrando uma frase do pai de Ivan, seu xará Geraldo Lins, de que "uma águia jovem voa com qualquer pássaro, mas uma águia adulta só voa com outra águia adulta; você vai ter que encontrar a sua águia". (P.S.: A fala de Ivan foi gravada em vídeo por Marcelo Fróes e pode ser vista no Facebook aqui.)
 O momento do brinde.

Ao final, Sá (da dupla com Guarabyra) apareceu para cumprimentar o amigo Ivan. Conversei também com o crítico gaúcho Juarez Fonseca e com Jair Kobe, o "Guri de Uruguaiana". Ficamos relembrando os tempos em que Jair integrava o Canto Livre (que de vez em quando retorna para shows) e até antes, no Coral de Câmara do Rio Grande do Sul, no Grupo Debandada e no Musipuc de 1980. Serginho Moah, dos Papas da Línguas, também compareceu.
E aqui a capa do CD.