sábado, outubro 08, 2016

Reconhecendo um fotograma

 Nos anos 70, um dos bootlegs mais cobiçados por colecionadores era o do show que David Bowie realizou em 1972 no Santa Monica Civic Auditorium, na Califórnia. Foi captado de transmissão de uma emissora FM e tinha ótima qualidade de som. A gravação acabou sendo lançada pela EMI na era do CD mas, antes disso, passou pelo selo Trident, que comprou os direitos diretamente do ex-empresário Tony de Fries. A imagem acima é de um dos CDs editados pela gravadora independente.
Na semana passada, o vídeo acima foi postado no YouTube. A edição foi feita por um fã, que realizou uma sincronia perfeita entre o áudio de "Starman" da BBC e imagens de dois shows na Inglaterra. Ficou realmente sensacional. Mas, enquanto assistia, de repente reconheci uma imagem numa fração de segundo. "Ei, é a foto daquele CD!" Voltei o vídeo e procurei fazer a pausa no ponto exato. Vejam abaixo:
Na marca de 0:51, aparece o fotograma que foi impresso na capa do CD acima. De onde se conclui que a foto usada não era a do show correspondente, embora fosse da mesma época. Minha curiosidade é saber onde a imagem foi conseguida. Possivelmente Tony de Fries tinha o filme e deve tê-lo aproveitado em outros lançamentos do selo Trident.