sexta-feira, dezembro 09, 2016

Greg Lake (1947-2016)

Mais um ídolo meu da música se vai neste ano: o baixista e vocalista inglês Greg Lake. Faleceu de câncer anteontem, no dia 7 de dezembro. Eu poderia escrever linhas e linhas sobre a contribuição dele para o trio Emerson, Lake & Palmer, um de meus grupos preferidos de rock progressivo ao lado de Pink Floyd, Genesis e Yes. Também foi marcante a passagem dele pelo King Crimson. Mas, apenas por curiosidade, vou lembrar dois momentos inusitados da carreira do músico.
Em dezembro de 1983, ele integrou rapidamente a banda Asia, que vinha de um sucesso estrondoso nas rádios com seus dois primeiros LPs. O cantor do grupo era John Wetton que, como ele, também tinha passado pelo King Crimson. Com a saída de Wetton, Lake entrou para substituí-lo, já que tinha uma voz muito parecida. E assim ele voltou a tocar com seu ex-colega, o baterista Carl Palmer (o bem da esquerda na foto acima, ao lado de Geoffrey Downes, Lake e Steve Howe). A passagem relâmpago de Greg Lake pelo Asia foi eternizada no vídeo "Asia in Asia", lançado em VHS e laserdisc mas ainda inédito em DVD. Logo Wetton estava de volta e, depois disso, a banda teve as mais variadas formações até a reunião dos integrantes originais em 2006. Se Lake tivesse ficado, teria sido interessante ver a química que traria ao grupo em seus novos rumos.
Imagem do vídeo "Asia in Asia"
Palmer ainda estava no Asia em 1986, quando Greg Lake e Keith Emerson resolveram voltar a tocar juntos. Então, juntou-se a eles o baterista Cozy Powell, mantendo a tradicional sigla ELP, agora significando Emerson, Lake & Powell (nessa ordem os três aparecem na foto acima). Abaixo, a capa do disco lançado pelo novo trio, que teve curta duração. Powell faleceu em 1998. Como Emerson também partiu em março, nenhum deles está mais entre nós.

1 Comments:

Blogger José Elesbán said...

É. O tempo vai passando e nós vamos junto.

6:16 PM  

Postar um comentário

<< Home