quarta-feira, janeiro 25, 2017

Mais Batman

Mais um título vem se somar à bibliografia sobre a série de TV "Batman" de 1966/67. "Batman, a Celebration of the Classic TV Series", de Bob Garcia e Joe Desris, é o que se chama em inglês de "coffee table book" - literalmente, "livro de mesa de café", expressão que define os volumes grandes e vistosos, de capa dura, com muitas fotos a cores.
Em 256 páginas, os autores procuram abordar aspectos diversos da série em suas três temporadas. Fotos de bastidores, storyboards e imagens dos episódios fornecem farta ilustração a cada capítulo. Não li o livro ainda - este é o tipo de leitura que exige um momento e local especialmente escolhidos, pois não é como um pocket book que se carrega de um lado para outro. Mas, segundo comentários dos leitores no site da Amazon americana, a obra peca por algumas omissões, como não focalizar os personagens secundários Comissário Gordon, Chefe O'Hara e Tia Harriet.
Logo, em termos de informações, conclui-se que este livro não dispensa a consulta a obras anteriores, como o essencial "Batbook" de Joel Eisner. Aqui no Brasil, temos o ótimo "Sock!! Pow!! Crash!", de Jorge Ventura, incluindo dados sobre as exibições e dublagens na TV brasileira. Mesmo assim, os fãs não quererão ficar sem este belo volume importado em suas coleções.
Agora, uma curiosidade. Quando comentei o lançamento da série em Blu-ray, fotografei algumas imagens diretamente da tela de TV e postei aqui no Blog. Uma delas foi esta:
Minha intenção era mostrar o bigode branco do treinador de animais contratado especialmente para fazer esta cena. O dublê costumeiro do ator Adam West era outro. 
Pois bem: vejam aí o mesmo fotograma que eu tinha divulgado em destaque numa página do livro. É justamente no capítulo sobre os dublês.
Aqui, uma página sobre o fim da série. Cada capítulo tem um título rimado para imitar o que se fazia na primeira e segunda parte de cada história na TV (o título da primeira parte rimava com o da segunda).

Leiam também:

Série "Batman" em Blu-ray
O primeiro Batman das telas 
O Batman dos jornais